Alunos do Sesi Escola Cuiabá vivenciam a riqueza da cultura indígena em aldeia
Os alunos do 8º ano do Sesi Escola Cuiabá participaram de uma aula de campo diferente na Aldeia Umutina, localizada no município de Barra do Bugres (a 166 km de Cuiabá). A visita, realizada na segunda-feira (23.09) teve como objetivo principal proporcionar aos estudantes uma oportunidade única de compreender a rica cultura indígena, seus aspectos sociais, históricos e ambientais, promovendo um aprendizado significativo sobre a importância da diversidade cultural.
Durante o dia, os alunos tiveram a chance de interagir diretamente com os indígenas, conhecendo de perto seus costumes, tradições e modos de vida. A atividade conectou os estudantes com o conteúdo aprendido na sala de aula com a prática, enriquecendo seu entendimento sobre a história.
A aluna Maisa Flor Turin descreveu a visita à Aldeia Umutina como uma experiência única e enriquecedora. “Desde a travessia de balsa até a recepção calorosa que tivemos ao chegar, cada momento nos conectou com a cultura indígena de uma maneira especial. Fomos presenteados com uma apresentação cultural belíssima, pudemos conhecer a música, os instrumentos e as tradições do povo Umutina. Além disso, visitamos uma feira de artesanato e experimentamos uma refeição tradicional deliciosa.”
Maisa destacou que o ponto alto da visita foi a roda de conversa com os indígenas, onde os alunos puderam esclarecer dúvidas e aprender mais sobre a vida e a cultura local. “Foi uma experiência transformadora, que nos fez refletir sobre a diversidade e a riqueza cultural do nosso estado”, afirmou.
Paulo Henrique complementou, descrevendo a visita como uma verdadeira aventura, especialmente ao atravessar o rio de balsa. “A caminhada até a escola da aldeia foi emocionante, e fomos recebidos de forma muito calorosa, com aplausos e uma apresentação cultural incrível, o que achei muito legal. Depois, além de ver os artesanatos locais, tivemos a oportunidade fazer perguntas e entender melhor a cultura deles. Foi uma experiência muito especial, e com certeza eu participaria de novo!”
Toda a turma concorda que a visita proporcionou momentos inesquecíveis, marcados pela troca cultural e pela oportunidade de conhecer de perto a tradição e os costumes de um povo indígena.
Para a coordenadora pedagógica da unidade, Raélita Marques, a experiência foi especialmente relevante para possibilitar aos alunos uma vivência autêntica, despertando neles uma maior conscientização sobre a importância da preservação das culturas indígenas e da diversidade de suas contribuições para a formação do país. “Mais do que uma aula, foi um encontro de aprendizagem e valorização da história e cultura que marcam a aldeia Umutina e seu povo.”
Texto: Viviane Saggin