Dia do Poeta Mato-Grossense no Sesi Escola é marcado por bate-papo enriquecedor com escritores do estado
O Dia do Poeta Mato-Grossense, celebrado nesta sexta-feira (20.09), no Sesi Escola Cuiabá e Várzea Grande foi marcado por um bate-papo enriquecedor com os escritores Marli Walker e Nidiron Lopes Brandão. Eles se uniram aos alunos na biblioteca das unidades para um bate-papo descontraído e emocionante sobre literatura.
Durante o Chá Literário, na escola de Cuiabá, Marli falou sobre o universo encantador da escrita e suas múltiplas facetas. A poetisa é autora de diversas obras, como os poemas Pó de Serra, Águas de Encantação, Apesar do Amor e Jardim de Ossos. Além de seus textos, ela ainda exibiu livros escritos por estudantes, com o objetivo de mostrar aos alunos o potencial que eles têm para desenvolver uma escrita de qualidade.
Emily Dezem saiu do encontro inspirada e ainda mais apaixonada pela temática. “Foi legal conhecer a vida de uma escritora e mergulhar no mundo da poesia. A trajetória dela é inspiradora. Me faz pensar sobre minha capacidade de escrita”, disse a jovem.
Para o aluno Felipe Pissato, o momento foi de reflexão sobre o futuro. “Que aula sensacional. Serviu para mostrar a riqueza que há quando lemos um livro. Conseguimos fazer viagens quilométricas sem sair fisicamente do lugar. Essa conversa faz a gente refletir sobre nosso futuro, porque estaremos no ensino médio no próximo ano e depois no ensino superior. Essas são oportunidades para sairmos da caixinha, sermos criativos e termos autonomia a partir da leitura”, acredita Felipe.
A bibliotecária da escola, Leonilda Luz, afirma que a literatura não só reflete, mas também influencia a sociedade e a cultura ao longo do tempo. “Ao explorar como os eventos históricos moldam e são moldados pela literatura, o projeto busca criar uma conexão mais profunda e significativa entre os alunos e o mundo literário”, finaliza.
A ação em Cuiabá ocorreu de maneira multidisciplinar, com a participação da biblioteca e das disciplinas de história, português e redação. Para encerrar, o evento foi coroado com um delicioso chá da tarde, acompanhado de bolo, em um ambiente de confraternização e celebração. “Foi, sem dúvida, um momento inesquecível para todos os presentes, que saíram dali nutridos pela arte e pelas palavras de Marli Walker”, afirma a gerente da unidade de ensino, Alessandra Marangoni.
Letra e música
Em Várzea Grande, os estudantes tiveram a oportunidade valiosa de interagir diretamente com o talentosíssimo escritor Nidiron, aprofundando o entendimento sobre o processo criativo e a importância da literatura. Esse encontro especial foi acompanhado por um trio de violinistas, que tornou o momento ainda mais inspirador e inesquecível unindo letra e música.
A gerente da unidade escolar, Luciana Brandão, explica que a atividade foi realizada com o objetivo de apresentar diferentes formas de leitura e expressão artística. “Além de promover o gosto pela literatura, eventos como este contribuem diretamente para o aprendizado e a preparação dos estudantes para avaliações externas, como o Enem, onde a literatura e a arte têm um papel importante”, ressalta Luciana.
Texto: Fernanda Nazário