Gastronomia: Mulheres em situação de vulnerabilidade social finalizam curso com nova perspectiva de vida
O curso de gastronomia realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi MT) e pela Aegea Saneamento ampliou o leque de possibilidades de renda extra para um grupo de 20 mulheres em situação de vulnerabilidade social de Sinop. A partir da capacitação, elas podem incrementar o ganho financeiro com a confecção e venda de comidas caseiras.
A zeladora predial Lidiane Pereira ficou animada com a chance de melhorar sua renda e planeja fazer em casa, inicialmente para sua família, pratos simples, porém bem planejados e com qualidade. “Estou superfeliz com o curso. Aprendi muitas técnicas que levarei para a vida toda e que vão me ajudar na renda financeira”, comenta.
O curso foi proveitoso para Marlene Maria, que é apaixonada por gastronomia, e destaca a facilidade de encontrar os ingredientes utilizados nas receitas ensinadas pela chefe de cozinha do Sesi, Thaise Germano. “Aprendemos a aproveitar todos os alimentos que temos em casa, a ser mais prática e objetiva. A partir desse conhecimento, vai ficar mais fácil utilizar os ingredientes do cotidiano e incentivar todos da família a experimentarem uma boa alimentação saudável”, afirma.
As aulas ocorreram na última semana, entre segunda-feira e sexta-feira (02 e 06.09). Sinop foi a terceira cidade alcançada pela parceria. A iniciativa já percorreu as cidades de Carlinda e Peixoto de Azevedo, totalizando 60 mulheres capacitadas até o momento. Para o gerente de Inovação Social do Sesi MT, Fernando Pereira, muito mais do que aprimorar as habilidades culinárias dos participantes, a ação visa enaltecer a culinária regional e incentivar as mulheres ao empreendedorismo.
“O propósito da parceria é fortalecer o desenvolvimento econômico e social das comunidades atendidas, gerando emprego e renda, além de fomentar a alimentação saudável e consciente. Entendemos que a educação é a chave transformadora de cenários, possibilitando novas perspectivas de vida a partir da qualificação profissional”, diz Fernando.
Em consonância com uma das metas da Aegea, que é oferecer mais oportunidades para famílias em situação de vulnerabilidade social, a gestora de Responsabilidade Social da instituição, Cida Viveiros, destaca a importância da iniciativa para o desenvolvimento socioeconômico do município. “Queremos crescer juntos com o município e contribuir com o desenvolvimento da cidade, estimulando o empreendedorismo local, mudanças de comportamento e qualidade de vida”, acrescenta.
O curso, que faz parte do projeto Água na Boca, criado pela concessionária de saneamento, visa promover a educação alimentar e fomentar a inserção da mulher no meio empresarial, destacando a valorização da cultura e dos recursos regionais. A jornada do conhecimento tem início no caminhão do Trilhas do Sabor, do programa Nutre Mais, do Sesi MT.