Biblioteca para além da leitura: um espaço de aprendizagem integrativa e multidisciplinar
Muito mais que um espaço para realizar leituras, armazenar e emprestar livros, as bibliotecas do Sesi Escola Cuiabá e Várzea Grande foram projetadas para uma educação integrativa e multidisciplinar. Nelas, os professores realizam aulas de artes, promovem contação de histórias, e os alunos assistem a peças teatrais, concertos musicais e participam de oficinas, entre outras atividades que despertam o imaginário das crianças.
A única regra é explorar todo o potencial que as bibliotecas oferecem. Na unidade de Cuiabá, por exemplo, os alunos mergulharam no encantador universo do Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato. Além de lerem a história, a turma encenou uma peça teatral e apresentou impecavelmente aos colegas de classe. Tudo isso no mesmo ambiente.
Na biblioteca, os estudantes também têm acesso a instrumentos clássicos de uma orquestra, como violoncelo, teclado, violino, entre outros, com o talentoso Trio Sesi, da Orquestra Sesi MT. O grupo proporciona às crianças uma experiência cultural transformadora ao unir músicas clássicas e regionais em um espetáculo excepcional.
Com uma arquitetura moderna e criativa, os alunos desfrutam das atividades diretamente de uma arquibancada planejada especialmente para que tenham uma visão panorâmica das ações, sejam elas palestras ou apresentações artísticas. O local ainda conta com uma estrutura central espetacular em formato de árvore, contornada por mesas e cadeiras para as leituras. “O espaço é lindo e aconchegante. Gosto de ler Maluquinho, participar dos teatros e ouvir músicas. Quando temos aulas aqui, a imersão é completa”, conta Mayara Grangeiro, do 3º ano do ensino fundamental.
Céu à vista
Em Várzea Grande, quem desejar ler ao ar livre ou simplesmente apreciar o sol também consegue, pois a estrutura de lá dispõe de uma área aberta arborizada, com banquinhos e céu à vista para relaxar. Já no espaço coberto, o majestoso monumento em formato de árvore encanta quem busca a magia das palavras. O lugar ainda é palco de concertos musicais, peças de teatro e diversas aulas criativas.
Recentemente, as crianças embarcaram no local em uma rica aventura, com paradas nas mais encantadoras e misteriosas tradições folclóricas populares brasileiras e mato-grossenses. Em cena, o temível Minhocão do Pari, que, segundo a lenda, aterrorizava os pescadores no Rio Cuiabá. Os alunos imergiram na história com a brilhante performance dos professores, que se empenharam para deixar a aula mais realista, com uma canoa, vara de pesca, tecido azul simulando o rio, além de uma viola de cocho e chita, símbolos da capital.
“As aulas na biblioteca são ricas e divertidas. É legal sair da rotina para um lugar mais lúdico. Aprendi muito aqui. Escutei a orquestra e amei a música de Beethoven. Conheci muitas lendas que não sabia, como a do Minhocão. Essa versão foi sensacional. O barco, a cobra e todos os objetos que a professora trouxe deixaram tudo mais real”, conta Guilherme Vargas, do 6º ano do ensino fundamental da unidade escolar de VG.
A bibliotecária da unidade escolar de Cuiabá, Leonilda Luz, celebra a participação ativa da biblioteca no ensino de qualidade. “Ela não é um ambiente estático, mas um organismo vivo que interage com a comunidade escolar, sendo um canal de fomento à leitura e à cultura, possibilitando a formação do sujeito crítico, criativo e transformador”, acredita. A bibliotecária do Sesi Escola de VG, Lizandra Silvia, complementa destacando: “São atividades que agregam valor ao currículo estudantil, aprimorando o discurso e a criatividade dos jovens e crianças”, diz.
Trabalho integrado
Para a realização dessas aulas, os professores da escola se unem às bibliotecárias e realizam um trabalho integrado entre as disciplinas. Monia Nascimento é professora de português da escola de VG, mas contou com o apoio dos docentes das disciplinas de artes e redação para incentivar os alunos a produzirem um poema para uma batalha de SLAM e transformarem livros em HQs. “O conteúdo trazido de maneira multidisciplinar é extremamente importante, pois vai além do conhecimento das áreas, proporcionando a abordagem de assuntos da vida real, participação ativa dos alunos e desenvolvimento intelectual”, afirma.
O Dia dos Avós na escola de Cuiabá também resultou de uma força-tarefa. A professora de educação infantil, Katia Patrícia do Nascimento, teve o apoio das disciplinas de educação física, inglês e música para oferecer um momento significativo e inesquecível para os estudantes e seus cuidadores.
“É essencial que nós, professores, ultrapassemos as paredes da sala de aula e utilizemos os diversos ambientes do colégio a fim de propor atividades diversificadas e marcantes para as crianças. Um desses lugares é a biblioteca: com um ambiente acolhedor, que instiga o imaginário das crianças, é o local perfeito para impactar positivamente a aprendizagem, pois me permite criar, inovar e propor atividades diversificadas para os alunos, utilizando elementos que vão além do acervo de livros”, argumenta Katia.
O gerente de Educação do Serviço Social da Indústria (Sesi MT), Fernando Pereira, explica que esse método de trabalho é importante para a integração da equipe e colabora no processo de aprendizagem dos alunos. “A metodologia de ensino multidisciplinar promove o desenvolvimento integral dos alunos, potencializando suas experiências educacionais e envolvendo toda a comunidade escolar. Ingredientes que cooperam para um futuro profissional de oportunidades”, destaca.
Texto: Fernanda Nazário
Fotos: Divulgação