Alunos do Sesi Escola Várzea Grande transformaram lixo em produtos na sala maker
Os alunos do ensino fundamental do Sesi Escola Várzea Grande seguem a todo vapor com a temática trash trek – jornada do lixo, que norteia as atividades deste ano na unidade de ensino. Desta vez, eles usaram suas habilidades durante a aula maker ao transformar ideias em realidade com a ajuda da impressora 3D, da cortadora a laser e de materiais recicláveis.
A garotada se prepara para o grande Torneio Interno de Robótica (TIR), que ocorrerá em novembro, e já iniciou os trabalhos reciclando embalagens tetra pak. “Eu amei a aula maker. A sala está incrível”, descreve Pedro Nunes. “É a melhor aula de tecnologia. A gente une sustentabilidade e inovação em um só lugar”, complementa Bianca.
A aula contou com a participação especial dos técnicos das equipes de robótica, Carlos Juliane e José Junior. Foi uma aula cheia de criatividade, soluções inteligentes e muito trabalho em equipe. “Ensinamos a eles como utilizar os equipamentos e as possibilidades que existem neles”, explica Carlos.
José destaca a importância do contato com tecnologia e sustentabilidade desde as primeiras séries do ensino básico. “É importante que os estudantes compreendam que o avanço tecnológico pode estar alinhado às práticas sustentáveis. No TIR, todas as competições trarão esse plano de fundo”, informa.
Conforme a gerente da escola, Luciana Brandão, a unidade de ensino preza pela cultura maker na educação dos alunos. Para ela, a aprendizagem eficaz exige ‘mão na massa’ em consonância com a teoria. “Os alunos do Sesi Escola se destacam por terem vivência em experiências educacionais. Isso agrega valor ao currículo escolar e potencializa um futuro promissor”, afirma.
Texto: Fernanda Nazário