Voltar

Alunos do Sesi Escola Cuiabá avançam para fase final da Olimpíada Nacional de Ciências

04/09/2024 - 10h21
S
Parte do time de peso que promete brilhar na final.
Foto: divulgação

Após um excelente desempenho na primeira fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), um grupo de 16 alunos do Ensino Médio do Sesi Escola Cuiabá avançou para a etapa final da competição. Eles concorrerão a medalhas de ouro, prata, bronze, além de menção honrosa. A prova está agendada para os dias 12 e 13 de setembro em todo o país.

Na primeira fase, os jovens se destacaram nas questões objetivas sobre História, Astronomia, Biologia, Química e Física. No que depender dessa galera criativa, eles também vão arrasar na etapa final, que traz questões das mesmas áreas do conhecimento da primeira fase, mas agora exigindo respostas discursivas.

Ansiosa pela prova, Ana Júlia, apaixonada por ciência, confia no seu potencial para conseguir uma boa colocação. “Estou feliz em chegar à final. Está sendo uma experiência animadora e gratificante participar neste ano, que destaca as mulheres na ciência. Tudo isso contribui para elevar meu conhecimento e me preparar para o futuro”, avalia a estudante.

O jovem Leony Pereira, amante de olimpíadas, levará para a prova a vasta experiência de estudo que acumulou nas Olimpíadas de Português, Matemática (Obmep), Astronomia e Astronáutica (OBA), Física (OBF) e Química (OBQ). “Essas competições agregam muito ao meu currículo. Terão um impacto positivo, tanto na minha vida acadêmica quanto profissional”, diz o aluno, que está de olho nas medalhas, pois elas podem ser utilizadas para ingressar em universidades brasileiras por meio das Vagas Olímpicas.

Além de Ana Júlia e Leony, avançaram para a final os alunos Gabriel Kazuo, Guilherme Abreu, Gustavo Abreu, João Emanuel, Luiz Gustavo de Souza, Mariana Campos, Arthur Mascarenhas, Davi Oliveira, Gustavo Pereira, Lucas Faria, Breno Leite, Danilo Amaral, Enzo Aurélio e Heitor Schornak.

S
Alunos participaram de aulão preparatório para a prova.
Foto:Rogério Florentino

Orgulhosa com o desempenho dos alunos, a responsável pelas aulas de Ciências da Natureza na escola, professora Priscila Almeida, destaca o empenho da unidade escolar no desenvolvimento intelectual e socioemocional dos jovens. “Unimos os professores de Ciências da Natureza e Ciências Humanas com o objetivo de fortalecer o conhecimento dos alunos nessas áreas e estimular o raciocínio crítico e a capacidade de resolução de problemas. Estamos contentes com o resultado dessa força-tarefa e na expectativa por boas notas”, conta.

A prova

Durante a fase final da ONC, os jovens serão submetidos à avaliação discursiva, composta por 10 questões, que deverão ser respondidas em um prazo de 2 horas. A cerimônia de premiação dos alunos com melhor desempenho ocorrerá em Brasília, em data a ser definida.

Criada em 2016, a ONC é uma realização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), organizada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com patrocínio da Petrobras. A disputa reúne estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular, Técnico Integrado ao Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A iniciativa integra o ecossistema de olimpíadas do conhecimento, competições intelectuais entre estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio que ocorrem anualmente. Para participar, os alunos devem ser cadastrados, gratuitamente, por representantes das escolas credenciadas.

Texto: Fernanda Nazário

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555