Voltar

Alunos da EJA participam de atividades sobre inteligência emocional e saúde mental em alusão ao Setembro Amarelo

03/09/2024 - 14h50
s
Alunos aprenderam o contexto histórico da campanha.
Foto: divulgação

Alunos da Educação de Jovens e Adultos do Serviço Social da Indústria (Sesi MT), da unidade do Sesi Escola Várzea Grande, participaram de uma aula diferenciada com atividades sobre inteligência emocional e saúde mental. A iniciativa ocorreu em alusão ao 'Setembro Amarelo', campanha brasileira de prevenção ao suicídio.

Durante a aula, realizada na segunda-feira (02.09), a professora de linguagens, Hellen Bernardes, contextualizou os alunos sobre o surgimento da campanha Setembro Amarelo.

s
Eles foram desafiados a produzirem cartazes com o tema
da aula. Foto: divulgação

Ela apresentou um vídeo com a história do jovem Mike Emme, de 17 anos, dos Estados Unidos, que, em setembro de 1994, tirou a própria vida. Ele tinha um carro amarelo e, no dia de seu velório, seus pais e amigos distribuíram cartões com fitas amarelas e frases para ajudar pessoas que estivessem com problemas emocionais, marcando o início de uma campanha mundial de conscientização que, neste mês, completa 30 anos.

A aluna Ana Paula Alves, de 35 anos, contou que já vivenciou a depressão e ficou extremamente contente de trabalhar o assunto em aula. “Acho maravilhoso ter esse debate nas escolas e hospitais, em todo ambiente possível, porque o mundo está dominado por comportamentos e pensamentos prejudiciais à nossa saúde emocional e mental”, comenta.

A estudante compartilhou um pouco de sua história com os colegas de sala e afirmou que hoje sabe de sua competência, força e capacidade de seguir em frente, independentemente das circunstâncias. “Agora sou feliz, tenho confiança, sei do que sou capaz. Recebo apoio dos professores e dos demais alunos, o que é fundamental para mim”, finaliza.

A estudante Francisca Duarte, de 58 anos, concluiu a aula reflexiva. Após alguns meses na EJA, ela revela que está melhor do que no início dos estudos. “Estou mais animada. Antes, eu sabia só mexer no celular. Agora, já sei mexer até em computador. Estou feliz demais e grata pela oportunidade”, agradece.

A atividade incluiu ainda a apresentação de estatísticas nacionais e mundiais, além de cartazes com informações adicionais. Ao fim das discussões, os alunos foram incumbidos de identificar as características de um cartaz, como linguagem e mensagem. “Eles também produziram seus próprios cartazes com base no conteúdo abordado em sala. Para isso, disponibilizamos papel flipchart, canetinhas, lápis de cor e revistas”, explica a professora.

s
Dados nacionais e mundiais foram apresentados a turma.
Foto: divulgação

Sobre a EJA

Somente neste ano, aproximadamente 2 mil pessoas se matricularam na EJA do Sesi para alcançar o diploma do ensino fundamental e médio, somando cerca de 5 mil jovens e adultos em sala de aula nos polos de Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres e Sinop.

As aulas do Sesi são gratuitas, têm uma abordagem moderna e flexível, possibilitando a conclusão dos estudos entre três meses e um ano, a depender da dedicação do discente. Essa rapidez ocorre porque a instituição utiliza o método de reconhecimento de saberes, mecanismo reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação, que avalia as experiências dos alunos a partir de suas vivências, eliminando assim algumas matérias que seriam cursadas, tornando o curso mais ágil.

Texto: Fernanda Nazário

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555