Teatro, dança e palestras marcam Semana do Folclore no Sesi Escola
Os alunos do Sesi Escola Cuiabá e Várzea Grande embarcaram em uma enriquecedora viagem cultural durante a Semana do Folclore nas unidades de ensino. Eles mergulharam no encantador universo das tradições populares brasileiras, mato-grossenses e africanas, com destaque especial para mitos, lendas, fatos verídicos e cantigas.
A garotada vivenciou uma experiência lúdica e divertida com o frevo, dança típica de Pernambuco. Na disciplina de inglês, os alunos se aprofundaram na história do Minhocão do Pari e do Boitatá, resultando na apresentação de um seminário sobre personagens lendários do imaginário popular.
Também houve uma palestra especial sobre a contribuição afrodescendente para a cultura mato-grossense, com foco nos navios negreiros, na simbologia das tranças e na curandeira africana Mãe Bonifácia.
Os alunos ainda foram protagonistas em outras atividades. Eles atuaram na peça “Esqueceram a Emília”, personagem principal do escritor Monteiro Lobato no livro Sítio do Picapau Amarelo. A turma também realizou diversas apresentações, como uma dança com batuque ao som da música "Ganga Zumba Zumbi", capoeira e evidenciaram a cultura cuiabana com o belíssimo e tradicional siriri e cururu.
“Foi bem interessante. Aprendemos sobre identidades culturais e a importância delas para a valorização do nosso país e estado. Eu e meus amigos nos divertimos muito. É um ensino leve e criativo”, destaca Adelle Athena, do 8º ano do ensino fundamental do Sesi Escola Cuiabá.
Guilherme Vargas, do 6º ano do ensino fundamental do Sesi Escola Várzea Grande, ficou impressionado com a história do Curupira, personagem místico do folclore brasileiro que surgiu entre os povos indígenas e é responsável pela proteção da floresta. “Adorei esse conteúdo. Foi apresentada uma versão nova que eu ainda não tinha visto”, comenta.
Texto: Fernanda Nazário