Voltar

Técnicos do Sesi Escola Cuiabá participam de capacitação nacional na competição F1 in Schools

14/08/2024 - 15h06
f1 in schools
Treinamentoreuniu 78 técnicos de equipes todo o Brasil,
em Brasília. Fotos: Divulgação

Técnicos da equipe Tucaré do Sesi Escola Cuiabá participaram de uma formação especializada no programa F1 in Schools. O evento, promovido pelo Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), foi realizado nos dias 13 e 14 de agosto, no Instituto Sesi e Senai de Tecnologias Educacionais, em Brasília, e reuniu 78 técnicos de equipes todo o Brasil.

A capacitação abordou cinco áreas fundamentais da competição: Engenharia, Empreendimento, Gestão de Projetos, Projeto Social e Apresentação Verbal, com o objetivo de abastecer os educadores com as habilidades e conhecimentos necessários para orientar seus estudantes durante a competição. Cada módulo foi conduzido por especialistas renomados, incluindo Daniela Rosa, Bruno Willer, Mauro Andreassa, Rodrigo Carmo e Waldemar Battaglia, que compartilharam suas experiências e insights com os participantes.

No módulo de Engenharia, os técnicos viram como aplicar conceitos científicos e matemáticos para resolver desafios na pista de corrida, abordando aspectos como velocidade, estabilidade, resistência e aerodinâmica dos carros. Já no módulo de Empreendimento, os participantes receberam instruções sobre como guiar os estudantes na criação e desenvolvimento de uma empresa fictícia, entendendo a importância de aspectos como identidade visual, marketing, patrocínios e sustentabilidade.

f1 in schools
Os representantes de Mato Grosso Jesse Maia e Mara Farias,
são técnicos da equipe Tucaré. Foto: Divulgação

Mara Tereza Farias destacou a importância da formação para o aprimoramento da equipe Tucaré. “Através dessa formação, vamos aprimorar o desenvolvimento da equipe na aplicação de novos conceitos nas áreas que envolvem o empreendimento, especialmente na parte do Pit Display com as novas regras de avaliação e nas ações de Mídia e Marketing. A implementação de planilhas e otimização na Gestão de Projetos também será uma adição significativa”, afirmou.

Visão estratégica e inovação

Outro ponto alto da formação foi o módulo de Gestão de Projetos, no qual os técnicos exploraram a metodologia e os critérios de avaliação específicos da competição F1 in Schools. A integração entre as diferentes áreas do projeto foi um dos focos principais, garantindo que os participantes possam orientar seus estudantes de forma estratégica e inovadora.

f1 in schools
Mais do que uma simples competição de velocidade, o F1
in Schools é uma preparação para o mundo profissional

Na área de Projeto Social, os técnicos foram incentivados a pensar em como envolver os estudantes em iniciativas que possam ter um impacto real em comunidades carentes. Esse módulo destacou a importância de desenvolver projetos que não só beneficiem a sociedade, mas também promovam a cidadania entre os jovens.

Outro representante de Mato Grosso, Jesse Maia ressaltou o impacto das novas regras na construção e design dos carros, enfatizando que “as novas abordagens na área da Engenharia trarão uma melhoria significativa para o time. O Projeto Social, com uma nova estruturação, tornará a avaliação pelos juízes mais clara e objetiva.”

Preparação para o futuro

A formação foi concluída com o módulo de Apresentação Verbal, que destacou novas abordagens na criação de apresentações que sintetizem todo o trabalho realizado durante a competição. Esse item é crucial, pois a capacidade de comunicar efetivamente as ideias e resultados do projeto pode ser determinante para o sucesso na modalidade.

f1 in schools
O conhecimento adquirido permitirá aos professores
implementarem novas estratégias e inovações

O programa

O F1 in Schools é um programa educacional internacional que desafia estudantes de 9 a 19 anos a criar suas próprias escuderias e competir em uma pista de corrida em miniatura. Promovido pela Fórmula 1, o projeto replica os desafios profissionais de uma corrida real, exigindo que os jovens projetem, modelem e testem protótipos de carros de F1 utilizando recursos tecnológicos avançados. Além de construir o carro, as equipes precisam pensar em todos os aspectos envolvidos em uma escuderia, desde marketing e patrocínio até estratégias de mídia social e plano de negócios.

Mais do que uma simples competição de velocidade, o F1 in Schools é uma preparação para o mundo profissional, onde os estudantes desenvolvem habilidades técnicas e soft skills essenciais, como criatividade, trabalho em equipe e pensamento crítico. Cada equipe também deve criar um projeto social, que pode ser usado como critério de desempate. Essa combinação de desafios técnicos e responsabilidades sociais torna o programa uma experiência interdisciplinar única, que capacita os jovens para enfrentar os desafios do futuro.

"A participação dos técnicos do Sesi Escola Cuiabá nesta formação reforça o compromisso da instituição com uma educação de excelência, capacitando seus estudantes para enfrentar desafios com criatividade e espírito empreendedor. O conhecimento adquirido permitirá aos professores implementarem novas estratégias e inovações que farão a diferença nas próximas etapas," destaca Fernando Pereira, gerente de Educação do Sesi MT.

Texto: Viviane Saggin

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555