Técnicos do Sesi Escola Cuiabá participam de capacitação nacional na competição F1 in Schools
Técnicos da equipe Tucaré do Sesi Escola Cuiabá participaram de uma formação especializada no programa F1 in Schools. O evento, promovido pelo Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), foi realizado nos dias 13 e 14 de agosto, no Instituto Sesi e Senai de Tecnologias Educacionais, em Brasília, e reuniu 78 técnicos de equipes todo o Brasil.
A capacitação abordou cinco áreas fundamentais da competição: Engenharia, Empreendimento, Gestão de Projetos, Projeto Social e Apresentação Verbal, com o objetivo de abastecer os educadores com as habilidades e conhecimentos necessários para orientar seus estudantes durante a competição. Cada módulo foi conduzido por especialistas renomados, incluindo Daniela Rosa, Bruno Willer, Mauro Andreassa, Rodrigo Carmo e Waldemar Battaglia, que compartilharam suas experiências e insights com os participantes.
No módulo de Engenharia, os técnicos viram como aplicar conceitos científicos e matemáticos para resolver desafios na pista de corrida, abordando aspectos como velocidade, estabilidade, resistência e aerodinâmica dos carros. Já no módulo de Empreendimento, os participantes receberam instruções sobre como guiar os estudantes na criação e desenvolvimento de uma empresa fictícia, entendendo a importância de aspectos como identidade visual, marketing, patrocínios e sustentabilidade.
Mara Tereza Farias destacou a importância da formação para o aprimoramento da equipe Tucaré. “Através dessa formação, vamos aprimorar o desenvolvimento da equipe na aplicação de novos conceitos nas áreas que envolvem o empreendimento, especialmente na parte do Pit Display com as novas regras de avaliação e nas ações de Mídia e Marketing. A implementação de planilhas e otimização na Gestão de Projetos também será uma adição significativa”, afirmou.
Visão estratégica e inovação
Outro ponto alto da formação foi o módulo de Gestão de Projetos, no qual os técnicos exploraram a metodologia e os critérios de avaliação específicos da competição F1 in Schools. A integração entre as diferentes áreas do projeto foi um dos focos principais, garantindo que os participantes possam orientar seus estudantes de forma estratégica e inovadora.
Na área de Projeto Social, os técnicos foram incentivados a pensar em como envolver os estudantes em iniciativas que possam ter um impacto real em comunidades carentes. Esse módulo destacou a importância de desenvolver projetos que não só beneficiem a sociedade, mas também promovam a cidadania entre os jovens.
Outro representante de Mato Grosso, Jesse Maia ressaltou o impacto das novas regras na construção e design dos carros, enfatizando que “as novas abordagens na área da Engenharia trarão uma melhoria significativa para o time. O Projeto Social, com uma nova estruturação, tornará a avaliação pelos juízes mais clara e objetiva.”
Preparação para o futuro
A formação foi concluída com o módulo de Apresentação Verbal, que destacou novas abordagens na criação de apresentações que sintetizem todo o trabalho realizado durante a competição. Esse item é crucial, pois a capacidade de comunicar efetivamente as ideias e resultados do projeto pode ser determinante para o sucesso na modalidade.
O programa
O F1 in Schools é um programa educacional internacional que desafia estudantes de 9 a 19 anos a criar suas próprias escuderias e competir em uma pista de corrida em miniatura. Promovido pela Fórmula 1, o projeto replica os desafios profissionais de uma corrida real, exigindo que os jovens projetem, modelem e testem protótipos de carros de F1 utilizando recursos tecnológicos avançados. Além de construir o carro, as equipes precisam pensar em todos os aspectos envolvidos em uma escuderia, desde marketing e patrocínio até estratégias de mídia social e plano de negócios.
Mais do que uma simples competição de velocidade, o F1 in Schools é uma preparação para o mundo profissional, onde os estudantes desenvolvem habilidades técnicas e soft skills essenciais, como criatividade, trabalho em equipe e pensamento crítico. Cada equipe também deve criar um projeto social, que pode ser usado como critério de desempate. Essa combinação de desafios técnicos e responsabilidades sociais torna o programa uma experiência interdisciplinar única, que capacita os jovens para enfrentar os desafios do futuro.
"A participação dos técnicos do Sesi Escola Cuiabá nesta formação reforça o compromisso da instituição com uma educação de excelência, capacitando seus estudantes para enfrentar desafios com criatividade e espírito empreendedor. O conhecimento adquirido permitirá aos professores implementarem novas estratégias e inovações que farão a diferença nas próximas etapas," destaca Fernando Pereira, gerente de Educação do Sesi MT.
Texto: Viviane Saggin