Sessenta estudantes do Sesi Escola Cuiabá participam da Olimpíada Nacional de Ciências
Sessenta estudantes do Ensino Médio do Sesi Escola de Cuiabá participam da primeira fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), que ocorre entre os dias 15 e 17 de agosto. A ONC é uma das competições mais importantes do país, reunindo estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular, Técnico Integrado ao Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Reconhecida como a única olimpíada interdisciplinar do Brasil, ela abrange áreas do conhecimento como Biologia, Química, Física, Astronomia e História e á dividida em duas fases, ambas realizadas online. A primeira fase é uma prova classificatória. Os estudantes que obtiverem as melhores pontuações avançarão para a segunda fase, prevista para os dias 12 e 13 de setembro. Além das medalhas de ouro, prata e bronze, a competição também certifica os participantes, professores e escolas que se destacam. A cerimônia de premiação ocorrerá em Brasília, em data a ser definida.
As inscrições foram feitas de forma espontânea pelos próprios estudantes, refletindo o interesse deles em ampliar seus conhecimentos e buscar novos desafios acadêmicos.
"Essas provas são muito importantes, pois podem nos oferecer bolsas de estudo, medalhas, e grande reconhecimento nas instituições de ensino. A preparação que tivemos foi excelente, estudamos os conteúdos que mais caem com frequência. Inclusive, fizemos questões dessas provas durante as aulas. Foi algo muito interessante e agregador para nós. Isso contribuiu muito para o nosso estudo, e com certeza, foi fundamental para a nossa preparação para a ONC", afirma Leony P. Marcondes, aluno do 1° ano.
Meninas e mulheres nas ciências
Neste ano, celebrando 10 anos de história, a competição destaca a importância das meninas e mulheres nas ciências e orgulhosamente evidencia os talentos femininos por todo o Brasil.
Aluna do 3º ano, Ana Júlia tem um grande interesse pela ciência, o que a motivou a se inscrever na Olimpíada. Para ela, a competição incentiva o gosto e o interesse de meninas por matérias nas áreas de STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, na sigla em inglês).
“Toda essa preparação foi muito interessante, pois envolveu matérias que se alinharam com as atividades do bimestre. Achei muito legal essa iniciativa dos professores, e vi que muitas alunas se empenharam para participar. É uma experiência coletiva muito bacana e uma forma mais significativa e envolvente de aprender."
A professora Priscila Almeida, responsável pelas aulas de ciências da natureza, destaca a importância da preparação para a olimpíada. Ela explica que a estratégia adotada pela instituição envolveu uma colaboração entre os professores de ciências da natureza e ciências humanas, com objetivo de fortalecer o conhecimento dos alunos nas áreas e estimular o raciocínio crítico e a capacidade de resolução de problemas.
"Fizemos uma parceria entre os professores para que os alunos compreendam a relação entre as diferentes disciplinas exigidas na prova. É fundamental que eles entendam como a história está intrinsecamente ligada à ciência. Toda descoberta científica ocorre dentro de um contexto histórico, cultural e social, e é isso que buscamos mostrar para eles."
Para preparar os alunos, foram realizados aulões aos sábados, que tiveram grande adesão. "No primeiro dia, já tivemos um retorno muito positivo dos alunos, que gostaram da experiência e manifestaram interesse em continuar participando. É muito gratificante ver esse entusiasmo", comenta Priscila. Além disso, os estudantes tiveram uma revisão especial, incluindo um 'superaulão' de história focado nas revoltas que marcaram diferentes períodos, visando complementar o estudo para a olimpíada.
A coordenadora pedagógica da unidade, Heloísa Borges, destaca a importância da iniciativa: "A participação dos estudantes exemplifica como a educação pode despertar o interesse dos jovens pela ciência, além de promover o desenvolvimento de competências essenciais para o sucesso acadêmico e profissional. Por meio desse tipo de competição, os alunos ampliam seus conhecimentos e aprendem a enfrentar desafios, trabalhar sob pressão e pensar de forma crítica. Esses são atributos que serão fundamentais em suas futuras carreiras, independentemente da área que escolherem seguir."
Criada em 2016, a ONC é uma realização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), organizada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e conta com patrocínio da Petrobras. Ela integra o ecossistema de olimpíadas do conhecimento, competições intelectuais entre estudantes de Ensino Fundamental e Ensino Médio que ocorrem anualmente. Para participar, os alunos devem ser cadastrados, gratuitamente, por representantes das escolas credenciados.
Texto: Viviane Saggin