Feira marca fim de mais uma turma do curso de gastronomia social em Aripuanã
Após uma semana de imersão no universo culinário e empreendedor, um grupo de 22 mulheres do curso da Escola de Gastronomia Social concluiu com sucesso a capacitação em Aripuanã (cidade a 868 km de Cuiabá). Com o objetivo de mostrar suas habilidades na cozinha, elas foram desafiadas a produzir refeições e comercializá-las durante uma feira na cidade.
O curso é fruto da parceria entre a Nexa e o Serviço Social da Indústria (Sesi MT). Esta é a quarta turma do ano no município, de um total de oito turmas já capacitadas por meio da iniciativa. Com 20 horas/aula, o curso ocorreu dos dias 29 de julho a 3 de agosto. Durante a capacitação, as alunas aprenderam técnicas de confeitaria e culinária salgada, empreendedorismo, marketing, valor, preço e pós-venda.
No último dia do encontro, no sábado (03.08), as alunas foram desafiadas a produzir refeições para comercializá-las à noite na feira organizada pela Nexa e Sesi MT. O evento reuniu alunas da terceira e quarta turma da capacitação.
A aluna Vanessa Paula Antunes concluiu o curso com louvor. Apesar do nervosismo nos preparativos dos quitutes, ela brilhou na feira com seu saboroso lanche no pão de alho, cachorro-quente, bolos vulcões e pães artesanais feitos com fermento caseiro. “Foi uma experiência única. Eu não consegui nem tirar uma foto da minha barraca de tão lotada que estava. Eu vendi tudo”, celebra.
Catia Martins nunca participou de uma feira gastronômica antes e adorou o desafio. Ela vendeu suco natural, refrigerante e água mineral. “Eu fiquei muito ansiosa, achando que não conseguiria vender, mas deu tudo certo no final. Saí maravilhada”, conta Catia.
Para o gerente de Inovação Social do Sesi MT, Fernando Pereira, muito mais do que aprimorar as habilidades culinárias dos participantes, a iniciativa visa enaltecer a culinária regional. “A Escola de Gastronomia Social em Aripuanã promove elevação profissional para quem busca melhorar sua renda financeira. E por meio da educação é possível transformar o cenário de uma família e, consequentemente, de uma sociedade”, entende Fernando.
O curso foi ministrado pela chef do Sesi MT, Thaise Germano, com apoio do assistente especializado da Gerência de Eventos do Sesi MT, Izaqueu Silva. A iniciativa também contou com a parceria da Prefeitura de Aripuanã, que cedeu o espaço da cozinha e os utensílios para a realização da capacitação.
Texto: Fernanda Nazário