Festival de Robótica Educacional de Mato Grosso começa nesta terça-feira
Cuiabá recebe a partir desta terça-feira (06.08) o Festival de Robótica Educacional de Mato Grosso, um torneio de robôs que contará com 1000 competidores, entre 9 e 18 anos, de 14 estados. A programação, que segue até quinta-feira (08) reúne quatro modalidades de competição,que apresentam robôs pequenos de Lego, de até 2 kg, e em escala industrial de até 56 kg, além de demonstração da categoria F1 in Schools, com miniaturas de carros de Fórmula 1.
Aberto ao público e gratuito, o evento ocorre das 8h às 18h, no Sesi Escola Cuiabá e estacionamento do Sesi Papa. Será uma oportunidade para crianças e jovens vivenciarem a robótica de forma intensa e divertida, explorando um mundo de aprendizado e criatividade.
O festival é uma colaboração entre o Governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) e o Serviço Social da Indústria de Mato Grosso (Sesi MT). Esta parceria visa tornar o festival um marco na agenda educacional e tecnológica do estado.
Participantes de estados como Acre, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Rondônia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe se reunirão para mostrar suas habilidades e paixão pela robótica.
A cerimônia de abertura contará com a presença de convidados e autoridades, como o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Silvio Rangel, o diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini, e o superintendente regional do Sesi MT, Alexandre Serafim, entre outros.
Destaques do evento
Sumô de Robôs: No dia 6 de agosto, 52 equipes da Rede Estadual de Ensino disputarão na modalidade Sumô de Robôs, representando as 13 Diretorias Regionais de Educação.
Festival Sesi de Robótica etapa OFF Season MT: Nos dias 7 e 8 de agosto, o festival apresentará 20 equipes na modalidade FIRST LEGO League Challenge (FLL), 10 na FIRST Tech Challenge (FTC) e 23 na FIRST Robotics Competition (FRC).
Demonstração F1 in Schools: A equipe Tucaré, do Sesi Escola Cuiabá, não estará na competição, mas apresentará a modalidade para os visitantes. O programa F1 in Schools envolve estudantes, com idades entre 9 e 19 anos, no desafio de reproduzir a realidade da Fórmula 1. Os estudantes precisam criar e projetar um carro que vai competir em uma pista de corrida em miniatura.
Alexandre Serafim, superintendente do Sesi MT, ressalta que o evento foi planejado para oferecer uma estrutura de qualidade para equipes e visitantes. "Esses jovens terão uma valiosa oportunidade de trocar experiências e conhecimentos. Para o público, será uma chance de ver a colaboração em equipe, inovação, criatividade e paixão pela robótica educacional."
Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o evento pode impulsionar o desenvolvimento local e regional ao formar jovens talentos qualificados, que no futuro, podem fortalecer o ecossistema de inovação e tecnologia no estado. "O Festival enriquece a experiência educativa dos participantes e posiciona Mato Grosso como um importante polo de inovação no cenário nacional", enfariza o secretário.
Texto: Viviane Saggin