FarmDay: Emprego de tecnologia, inovação e sustentabilidade na agroindústria surpreende alunos durante visitas a fazendas
O emprego de tecnologia, inovação e práticas sustentáveis no agronegócio e na agroindústria despertou a curiosidade dos alunos do ensino médio do Sesi Escola Várzea Grande durante aula de campo. Os jovens visitaram, na quarta-feira (31.07), lavoura, algodoeira, armazém de grãos, biofábrica, plantio de eucalipto, entre outros espaços em Campo Verde.
Gabriel Freitas, do 1º ano de mecatrônica, ficou surpreso ao descobrir que o agronegócio está moderno, tecnológico e sustentável. “Vivi novas experiências em relação à indústria e ao agro que vão ficar enraizadas na mente, principalmente sobre o plantio e a coleta do algodão, que passa por um processo incrível, moderno, até chegar ao mercado”, destaca.
Para Júlia Valese e Ana Júlia Brum, do 1º ano de ciências da natureza, o leque de profissões disponível no setor é novidade. Antes, elas estavam limitadas aos cursos de agronomia, engenharia florestal, zootecnia, entre outros, mas no decorrer da visita descobriram que o mercado passou a demandar outras formações em razão do avanço tecnológico. “Foi legal conhecer a variedade de profissões que hoje existem em uma fazenda”, comenta Ana Júlia.
A iniciativa FarmDay é resultado de uma parceria entre o Serviço Social da Indústria (Sesi MT) e o Instituto Farmun, proporcionando um dia de imersão nas fazendas do Grupo Bom Futuro. A programação incluiu instruções de segurança, visitas à algodoeira, lavoura, plantio de eucalipto, biofábrica de fungos e indústria de beneficiamento de sementes para a fábrica de ração, armazém de grãos, observação de maquinários, sessão de filme e bate-papo.
“É importante os alunos terem essa oportunidade para desmistificar o agro da porteira para dentro e compreender que o setor está moderno e sustentável. Tivemos um dia proveitoso. A garotada interagiu com perguntas sobre algodão, drone, colheitadeiras. O instituto fica feliz de atingir mais uma vez o objetivo de promover acesso a informações fidedignas sobre o agronegócio e agroindústria”, diz o diretor executivo do Instituto Farmun, Michel Muniz.
Ver o brilho nos olhos dos alunos a cada nova descoberta foi gratificante para a coordenadora do ensino médio do Sesi Escola VG, Cássia Barbueno. Ela conta que ficou feliz com o engajamento dos estudantes. “A aula vai de encontro à metodologia da instituição, que visa o protagonismo do aluno e uma aprendizagem integral. Conseguimos despertar neles a curiosidade sobre a rotina de empreendimentos do setor. Eles também associaram as atividades das fazendas às questões trabalhadas em sala de aula com relação ao descarte. Na fazenda, nada é desperdiçado. Tudo é aproveitado e estamos trabalhando essa temática na escola”, pontua.
Esta é a segunda turma a vivenciar um dia de imersão na fazenda. O primeiro grupo a desfrutar da Farmday foi do Sesi Escola Cuiabá, no último dia 24.07.
Texto: Fernanda Nazário