Festa da Família reúne 8 mil pessoas em noites de espetáculos sobre a jornada do lixo
Um ambiente reflexivo e encantador tomou conta da Festa da Família do Sesi Escola Cuiabá e Várzea Grande neste final de semana. Os talentosos alunos transformaram o palco do evento em um verdadeiro cenário de conscientização sobre a urgência da reciclagem e coleta seletiva para um meio ambiente preservado.
Em dois dias de evento, a plateia de aproximadamente 8 mil pessoas, composta por pais, tios, primos, avós, amigos e professores, se encantou e assistiu atentamente ao show da garotada. A estreia foi na sexta-feira (26.07), com a unidade de Várzea Grande, em uma estrutura especial montada no estacionamento da Univag. Os alunos levaram o público a uma viagem no tempo com performances sobre a evolução da ciência e tecnologia e o descarte incorreto do lixo eletrônico.
A trilha sonora da festa, somada às danças da garotada, foi a responsável pelo embarque na viagem no tempo. A jornada ao futuro iniciou nos anos 1980, com os programas de auditório interpretados pelas crianças. A década foi marcada por fitas cassete e brinquedos analógicos.
Depois, a criançada preencheu o ambiente com os passos marcantes da música do filme Dirty Dancing, The Time Of My Life, de Bill Medley e Jennifer Warnes. As apresentações projetaram até os anos 2050, explorando uma narrativa futurista que levou a plateia através do passado, presente e futuro da humanidade a refletir sobre a crescente ameaça e os efeitos devastadores do descarte inadequado de lixo eletrônico.
“É um momento único para a família, de celebrar o amor e a união”, diz Suelen dos Santos, mãe de Laila Vitória Campos, do 3º ano do ensino fundamental. Ela conta que a preparação para a festa começou cedo. As duas passaram o dia no shopping comprando os últimos itens para compor o look e encerraram a tarde no salão de beleza.
Direto de Poconé para VG, a tia de Laila fez questão de prestigiar a sobrinha. “É meu segundo ano consecutivo na festa. Adoro os temas trabalhados pelo Sesi”, comenta a tia orgulhosa.
Eufórica com sua primeira Festa da Família, Maria Eduarda Souza, do 4º ano do ensino fundamental, celebra a oportunidade de se apresentar e se divertir ao lado dos amigos. “É legal dançar com meus amiguinhos. Melhor ainda é meus pais poderem me ver no palco com eles”, conta a pequena. “Ela ama dançar e estar com os coleguinhas, e aqui é possível unir seus dois mundos favoritos”, complementa a mãe.
Povos indígenas
No sábado (27.07), foi a vez dos alunos do Sesi Escola Cuiabá brilharam. Eles iniciaram o evento no Sesi Papa com uma belíssima apresentação representando os povos indígenas. Em cena, estava a mensagem transmitida no filme Lorax sobre a importância da natureza para os seres humanos como pertencentes ao meio ambiente. Na sequência, a turminha mostrou todo o gingado ao som de Mundo Ideal, do filme Aladdin; do forró Xote Ecológico, de Luiz Gonzaga; mergulhou no universo MPB com Tempos Modernos, de Lulu Santos, e agitou no rock Dias Melhores, de Jota Quest, entre outras canções.
Orgulhoso dos filhos Davi e Caio, do 9º ano e 8º ano do ensino fundamental, respectivamente, Ricardo Adame não tirou os olhos dos adolescentes, apreensivo com a apresentação. “Hoje eles são os protagonistas da festa. Estamos felizes em poder prestigiar esse momento único na vida das crianças. É bacana a integração com os amigos, isso fortalece os laços”, pontua Ricardo.
Embora o estudante Eduardo Boni não tenha se apresentado, ele e sua família fizeram questão de participar do evento. “Vim assistir meus amigos em cena. Torcer por eles”, explica Eduardo. “Adorei o tema e o figurino. Dessa forma, enraizamos nas crianças, jovens e adultos o impacto positivo que o descarte correto de resíduo gera nas futuras gerações”, destaca a mãe Juliete. Enquanto o pai, Nuam Boni, comemora um lazer a mais com as pessoas que ele ama. “É um entretenimento sensacional que o Sesi proporciona para integrar as famílias”, completa.
A gerente da unidade de Várzea Grande, Luciana Brandão, destacou os preparativos para a celebração, mencionando que o ano letivo foi todo dedicado ao tema "trash trek – jornada do lixo". "Os professores desenvolveram diversas atividades baseadas nesse tema, abrangendo disciplinas como matemática, inglês, ciências da natureza e português. Na Festa da Família, não seria diferente. Dedicamo-nos 200% para que os alunos tivessem um dia de estrela."
Alessandra Maragoni, gerente da unidade de Cuiabá, complementou dizendo que a coreografia, as músicas e até a decoração foram cuidadosamente planejadas, seguindo o crongrama. "Foram meses de dedicação nos ensaios e na escolha da trilha sonora perfeita para fazermos jus ao tema.”
O superintendente do Serviço Social da Indústria (Sesi MT), Alexandre Serafim, destacou o compromisso da instituição com uma educação inclusiva, integrativa e de qualidade. "As crianças trazem ao palco, de forma lúdica, tudo o que aprenderam ao longo do semestre. Esta apresentação é a finalização da prática pedagógica aplicada e absorvida pelos estudantes. Estamos felizes com o resultado, pois ele evidencia a eficiência da educação do Sesi Escola," finalizou.
Texto: Fernanda Nazário