Mulheres concluem curso de gastronomia social com objetivo de aumentar a renda financeira
Um grupo de 23 mulheres, determinadas a melhorar a renda financeira da família, concluiu com louvor o curso da Escola de Gastronomia Social, fruto da parceria entre a Nexa e o Serviço Social da Indústria (Sesi MT) em Aripuanã (cidade a 868 km de Cuiabá). Essa é a terceira turma do ano na cidade, de um total de sete turmas já capacitadas por meio da parceria.
Com 20 horas/aula, o curso ocorreu dos dias 15 a 20 de julho. Durante a capacitação, as alunas colocaram a mão na massa, aprendendo técnicas de confeitaria e culinária salgada. Elas também mergulharam no universo do empreendedorismo para compreenderem o processo de criação de negócio do início ao fim, incluindo produzir, embalar, armazenar, congelar/descongelar, precificar e vender.
Tudo isso vinculado à noção de marketing, valor, preço e pós-venda. No último dia do encontro, as alunas foram desafiadas a produzir o modelo canvas de negócio, para participarem de uma feira gastronômica no dia 3 de agosto, em Aripuanã. O evento é uma organização do Sesi e Nexa e marcará o encerramento com chave de ouro da próxima turma do curso, que fará as aulas entre os dias 29 de julho e 3 de agosto.
Há três anos, a professora Aline Brandão, 56, produz trufas e brigadeiros. Antes, a venda era para complementar seu salário, no entanto, após ficar desempregada, percebeu que precisava aumentar sua renda. E foi no curso que ela encontrou a oportunidade de melhorar seu lucro ao aprimorar suas técnicas, além de adquirir mais conhecimento sobre pratos salgados, o que permitirá a ampliação dos itens comercializados.
“Já tenho uma pequena e boa clientela, porém gostaria de aumentar esse número para comprar itens fundamentais em uma cozinha de doceira. Eu também quero fazer comida com receitas diferentes, mais sofisticadas para, talvez, vender marmitas, e quem sabe assim aumentar a renda financeira”, prospecta Aline, que fez o curso pela segunda vez.
Quem também resolveu fazer novamente o curso foi a assistente administrativo Helen Cristina Argolo, 29. Ela pausou as vendas de bolos, mas pretende voltar a fazer os quitutes para melhorar seus ganhos. “A chefe e toda a equipe foram maravilhosos nos ensinamentos. Recebi as instruções de forma clara e objetiva. Agora estou trabalhando para voltar a vender bolos e elevar meus lucros, só que desta vez com foco nos processos do empreendedorismo para não falhar”, diz.
O gerente de Inovação Social do Sesi MT, Fernando Pereira, parabeniza o time feminino pela conquista e pontua o impacto da certificação na vida profissional das pessoas. "Muito mais que aprimorar as habilidades culinárias dos participantes, a iniciativa visa enaltecer a culuniária regional, promover integração e valorização pessoal de cada um. A Escola de Gastronomia Social em Aripuanã é sucesso porque focamos em uma educação voltada ao desenvolvimento local através da gastronomia”.
A chef do Sesi MT, Thaise Germano, cativou as alunas ao conduzir a formação com maestria. Ela falou de empreendedorismo social na gastronomia, explorando a confecção de cardápios, modelo de plano de negócio, administração do dinheiro de forma consciente e gestão além de receita e venda. A profissional também ensinou sobre produção e preparo de sanduíches, salgados, saladas e molhos, caldos, sucos, cozinha vegetariana, bolos, brigadeiros e tortas.
O curso teve apoio da analista da Gerência de Inovação Social do Sesi MT, Izabela Bonfa. A iniciativa também contou com a parceria da Prefeitura de Aripuanã, que cedeu o espaço da cozinha e os utensílios para a realização do curso.
Texto: Fernanda Nazário