Festival de Robótica: Confira as equipes do Sesi MT que competem na modalidade FIRST LEGO League
A modalidade FIRST LEGO League (FLL) está repleta de competidores de alto nível que vão disputar o 1º Festival Sesi de Robótica - etapa OFF Season Mato Grosso, nos dias 07 e 08 de agosto, em Cuiabá. Dentre elas, se destacam os quatro times premiados do Serviço Social da Indústria (Sesi MT), com vasta experiência em campeonatos regionais e nacionais.
A Brotherhood e Brother Creators, do Sesi Escola Cuiabá, e a Young Inventors e Young Creators, do Sesi Escola Várzea Grande, prometem muita adrenalina nas mesas do festival. As equipes estão treinando intensamente para transformar o evento em um verdadeiro palco de inovação, tecnologia, criatividade e educação de excelência.
A pesquisadora do time Brother Creators, Isadora Helena Barroso, está animada para as provas. “Espero que o festival seja inesquecível. Queremos representar nosso grupo com muito orgulho e alegria. Quero me divertir e celebrar o verdadeiro Gracious Professionalism”, diz a menina, destacando o termo em inglês muito utilizado no mundo robotiquer para fazer referência à cordialidade e integridade, mesmo em um ambiente competitivo.
O time Brother Creators é veterano nas competições, com participações em diversas provas e seis vitórias, sendo a última ocorrida em junho deste ano, no Festival Estadual de Esportes Eletrônicos e Educação High Tech, realizado em Cuiabá. Os alunos ganharam R$ 5 mil por criarem soluções cotidianas e inovadoras que impactam no meio ambiente. O time é composto pelos estudantes Ana Luísa Oliveira (designer), Milena Lima e Isadora Gonçalves (pesquisa), Fabiana Pulcherio (programação e pesquisa), Ryan Siqueira e Italo Velasques (programação).
Brotherhood
Demonstrando excelência em inovação e criatividade, os Brotherhoods acumulam 12 vitórias e participação em incontáveis festivais. A conquista mais recente também foi no Festival Estadual High Tech, quando o grupo embolsou R$ 5 mil por criar soluções que impactam na saúde das pessoas. “Agora estamos aprimorando os mínimos detalhes para que a recompensa seja um resultado satisfatório”, diz o designer e programador do time, Leonardo Araújo.
Ainda integram a equipe Miguel Cassin (designer), Giovanna Landin e Ana Beatriz e Lavínia Campos (pesquisa), Rafaela Artuzo e Rodrigues (designer e programação).
Os grupos Brotherhood e Brother Creators, do Sesi Escola Cuiabá, são acompanhados cuidadosamente pelas técnicas Luara Kawana e Patrícia Lorêro. “Estamos ansiosos e felizes de receber um torneio dessa magnitude em nossa unidade. A inovação corre em nossas veias, então posso afirmar que nossos robôs passaram por um processo contínuo de melhorias”, informa Patrícia.
Young Creators e Young Inventors
O desempenho brilhante das equipes Young Creators e Young Inventors tem projetado o Sesi Escola de VG para além das fronteiras mato-grossenses. O técnico dos times, Robson Corrêa, dá um spoiler do que vem por aí. “Antecipamos que teremos novos robôs na área, o Master, da Inventors, e Quatro Braços, da Creators. Os estudantes estão trabalhando para uma prova divertida e vitoriosa”, adianta Robson.
Com 10 prêmios alcançados, a Young Creators está revigorada para mais uma disputa. O último prêmio do time foi a Champion, no Regional de Brasília 2023/2024, com garantia de vaga para o Nacional que ocorreu em março deste ano. “Intensificamos nossos treinos com foco e determinação em cumprir as tarefas”, relata a responsável pelo marketing do grupo, Maria Edith. Integram a equipe os discentes Ana Clara Rodrigues (marketing), Izabele da Silva (projeto de inovação), Guilherme Mileski (design e programação), Gustavo Melo e Angelo Piffer (design e programação).
A Young Inventors também exibe vitórias. Na temporada 2023/2024, o time ganhou o prêmio Excelência em Engenharia no Festival Regional de Goiás, ficando como suplente para a disputa nacional. Compõe a equipe os alunos Alice da Silva, Marina Leite e Gabriel Viana (design), Carolina de Freitas e Gisele Reis (programação), Gabrielly Veiga e Maisa de Arruda (gestão), e Maria Peralta (projeto de inovação).
Entenda a FIRST LEGO League
Na FLL, os participantes precisam construir um robô de LEGO que é programado para realizar uma série de missões na mesa de competição, além de outros critérios de avaliação como design do robô, que envolve programação e conceitos de trabalho em equipe, respaldadas pelos valores e princípios da competição, além do projeto de inovação.
O Festival
Mato Grosso sediará grande festival de robótica realizado pela Seduc, Senai e Sesi
Parte integrante da programação do Festival de Robótica Educacional de Mato Grosso, o 1ª Festival Sesi de Robótica - etapa OFF Season Mato Grosso é uma realização do Sesi MT, com o apoio do Senai MT e Governo do Estado, por meio da Seduc-MT. O evento será aberto ao público das 8h às 18h, no Sesi Escola Cuiabá e estacionamento do Sesi Papa, no bairro Morada do Ouro.
Texto: Fernanda Nazário