Mais de 4 toneladas de alimentos são arrecadados na corrida e caminhada Mexa-se em Sinop
O Pelotão da Indústria de Mato Grosso brilhou em mais uma competição do Circuito Sesi Corrida de Rua. O time conquistou o pódio na corrida e caminhada "Mexa-Se: Quem Ama Se Cuida” 2024, realizada em Sinop. A disputa reuniu cerca de 2 mil atletas da região norte de Mato Grosso que fizeram do esporte um aliado da saúde, qualidade de vida e solidariedade, possibilitando a arrecadação de mais de 4 toneladas de alimentos não perecíveis, que serão doados ao projeto Unidos Pelas Crianças.
Wellington Mota, da indústria Química CMT, enfrentou mais de 400 km de viagem de Várzea Grande a Sinop para conquistar o 1º lugar da prova. “Completei o percurso em 17:29 minutos. Fiquei superfeliz com meu resultado”, comemora o atleta, que recebe motivação diária no trabalho por meio do projeto Promoção, Monitoramento e Valorização da Vida (Promovi), executado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi MT), nas indústrias CMT, Plastibras e Estofados Santos. A iniciativa fomenta atividades físicas, saúde e bem-estar.
Na categoria masculina, ainda subiram no pódio, na 2ª colocação, Roberto da Silva Santos, da Caramuru Alimentos, e Henrique Marcelo Mayer, do Sesi na Pista de Sinop, que alcançou o 3º lugar. As mulheres do Pelotão também brilharam. Juliana Spaziani teve um bom desempenho na disputa e conquistou o 1º lugar, seguida de Gilzete Freires, em 2º lugar, e Geizybel Roberta, em 3º lugar.
Na categoria por idade, quem levou a melhor na faixa etária de 51 a 60 anos foi a professora do projeto Sesi na Pista da capital, Nadir Sabino. Já entre os homens, Wellington Mota subiu ao topo do pódio na faixa etária de 30 a 41 anos.
Ao fim da disputa, os competidores tiveram uma recepção calorosa promovida pelo Sesi na Pista. O atendimento foi digno de estrelas, com direito a mimos, alimentos nutritivos e técnicas terapêuticas. O pelotão é formado por colaboradoras do Sistema da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), trabalhadoras das indústrias e alunos do Sesi na Pista.
Conforme a coordenadora de Promoção da Saúde da instituição, Dayane dos Santos, o objetivo é incentivar a prática de atividades físicas para uma vida mais saudável. “Incentivamos a população a adotar práticas saudáveis para ter mais qualidade de vida, e o esporte é um dos principais aliados nessa causa”, explica.
Circuito Sesi de Corrida de Rua
Esta é a segunda competição do Circuito Sesi de Corrida de Rua. A primeira foi a 3ª Corrida de Combate ao Trabalho Escravo, realizada em maio, em Cuiabá. O Circuito é dividido em seis etapas, sendo quatro realizadas entre as cidades de Cuiabá e Várzea Grande. As provas têm os temas movimente-se, alimente-se bem, mentalize e cuide-se. Depois de cada corrida, os participantes ganham uma medalha que formará uma mandala simbolizando as etapas ao final do circuito.
O município de Rondonópolis também receberá o Circuito. Dayane explica que, no interior, os temas serão trabalhados de maneira geral. “Nosso objetivo é estimular a promoção da qualidade de vida do trabalhador. Queremos mobilizar a população para práticas mais saudáveis”, completa a coordenadora.
Ao final das seis etapas, o Sesi levará o atleta mais bem colocado no circuito para uma competição nacional. Acompanhe neste link.
Texto: Fernanda Nazário
Foto:Rayane Gazola