Voltar

Equipes de robótica do Sesi Escola Cuiabá são premiadas por soluções cotidianas e inovadores

18/06/2024 - 17h32
sesi
Brotherhood criou o robô Cora. Foto: divulgação

As equipes de robótica do ensino fundamental do Sesi Escola Cuiabá, a Brotherhood e a Brother Creators, foram premiadas por criarem soluções cotidianas e inovadoras que impactam na saúde das pessoas e no meio ambiente. Os times arremataram R$ 5 mil cada um durante o Festival Estadual de Esportes Eletrônicos e Educação High Tech, realizado neste mês, em Cuiabá.

Demonstrando excelência em inovação e criatividade, a equipe Brotherhood brilhou na mesa com o robô Cora. A criação é uma caixa organizadora de remédios automatizada, projetada para reduzir a taxa de mortalidade causada por intoxicação medicamentosa, que é a segunda maior causa de óbito entre os jovens. O robô avisa o horário correto para tomar os medicamentos e libera apenas a quantidade adequada.

sesi
Brother Creators são responsáveis pelo projeto Garibô.
Foto: divulgação

Os Brotherhoods são um time de jovens estudantes apaixonados por tecnologia e inovação que já conhecem o sabor da vitória. Eles levaram, em 2023, o prêmio de "Melhor Projeto de Pesquisa" com o Circuit Blocks. A conquista ocorreu em Goiânia (GO), no Torneio Regional de Robótica Sesi. Em 2022, essa galera alcançou o 1º lugar no Torneio Regional do Distrito Federal e foi classificada para a etapa nacional da competição, onde tiveram um excelente desempenho.

“É satisfatório ver que nossos projetos podem mudar a vida das pessoas no dia a dia. Estamos superfelizes com a vitória. Além de promover nosso trabalho, o festival high tech de Mato Grosso ainda coloca em evidência muitos jovens inteligentes que adoram participar de um evento incrível como esse”, diz Leonardo Borges, do grupo Brotherhood. Ainda integram o time os estudantes Rafaela Rodrigues, Miguel Cassin, Lavínia Maciano, Giovanna Landim, Leonardo Borges e Ana Dias.

Responsabilidade ambiental

Em consonância com o tema trabalhado pelo Sesi Escola neste ano, o Trash Trek (caminho do lixo), a equipe Brother Creators impressionou os jurados da competição com sua invenção, o Garibô, focado na responsabilidade ambiental. O protótipo coleta o lixo do ambiente escolar, contribuindo para a limpeza e sustentabilidade do espaço.

sesi
Time levou a melhor na disputa ganhando R$ 5 mil cada.
Foto: divulgação

Os Brother Creators são compostos pelos alunos Fabiana Pulchero, Milena Lima, Gabriel Moraes, Felipe Queiroz, Isadora Gonçalves, Ryan Wanderley, Felipe Peres, Gabriel Martins, Italo Velasques e Ana Luísa Smaniotto. “Foi um desafio gigante desenvolver este projeto, mas com muita persistência, dedicação e com os valores fundamentais conseguimos conquistar o prêmio. Muito mais que competir, desfrutamos de aprendizados a partir da vivência e compartilhamento unidos pelo amor à robótica. Esse foi o primeiro festival em Mato Grosso e estou contente de ter participado e vencido de forma leve e divertida”, comemora Isadora.

Para o gerente de Educação e Inovação Social do Sesi, Fernando Pereira, as conquistas dos alunos refletem o comprometimento da unidade escolar em tornar os jovens protagonistas de seu aprendizado, incentivando-os a trabalharem naquilo que gostam. “Ao se dedicar à temática que mais gostam, os discentes desenvolvem o pensamento crítico e criativo. O sucesso no torneio é um testemunho dessa metodologia de ensino, que motiva as futuras gerações a explorarem o vasto universo da tecnologia e da inovação”, afirma.

Texto: Fernanda Nazário

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555