Dia Nacional do Diabetes: Veja as dicas de prevenção e cuidados com a doença
Esta quarta-feira (26.06) é marcada pelo Dia Nacional do Diabetes, doença que atinge 20 milhões de pessoas no país, conforme a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). O aumento contínuo dos casos é uma preocupação para a comunidade médica e um desafio global para a saúde e bem-estar da população.
Motivada por questões genéticas e hábitos inadequados, como sedentarismo e má alimentação, a enfermidade é crônica. Ela resulta da má absorção ou ausência de insulina no corpo, hormônio responsável por manter o controle do açúcar (glicose) ingerido por meio dos alimentos no sangue. Quando desregulada, a insulina enfrenta dificuldades de controlar a elevação dos níveis de glicose na corrente sanguínea (hiperglicemia).
Entre os principais sintomas da doença estão fome excessiva, necessidade de tomar líquido e urinar várias vezes, somados a tontura, sonolência, dores ou formigamento nos membros, infecções frequentes na bexiga, vista embaçada, perda ou ganho de peso sem causa aparente e feridas que demoram a cicatrizar.
A enfermidade se apresenta de quatro formas: tipo 1, tipo 2 e gestacional. O tipo 1 é hereditário e se manifesta mais frequentemente em adultos jovens, porém crianças também podem ter. O tipo 2 está diretamente relacionado ao sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, hipertensão e dieta sem nutrientes. Já o diabetes gestacional ocorre de forma temporária durante a gravidez. Existem outras formas de diabetes, mas não são tão comuns. Tem também a pré-diabete, cujos exames estão alterados, mas não se efetivou no corpo. Nessa fase, ainda é possível impedir o avanço da doença.
A alimentação saudável aliada a exercícios físicos ainda é a fórmula mais eficaz para prevenir a enfermidade, explica o médico do Trabalho do Serviço Social da Indústria (Sesi MT), Ediney Espínola: “Combinar atividades físicas com uma dieta equilibrada é fundamental para frear o aumento de casos. É preciso optar por alimentos naturais e nutritivos, reduzir o consumo de ultraprocessados e incluir refeições coloridas com grelhados e legumes no vapor, além de frutas como acompanhamento para lanches integrais”, destaca.
Apesar de não ter cura, o diabetes pode ser controlado com tratamento adequado. Caso contrário, a pessoa doente corre risco de evoluir para uma neuropatia diabética, quando os nervos ficam incapazes de emitir e receber as mensagens do cérebro, problemas arteriais, amputações, doença renal, pé diabético (feridas nos pés), problemas nos olhos (glaucoma, catarata, retinopatia), entre outros. “Portanto, para manter a saúde estabilizada e evitar o agravamento do quadro, a pessoa com a doença também precisa seguir hábitos saudáveis”, esclarece Ediney.
Confira as dicas de prevenção e controle:
1. Diminuir a ingestão de frituras, carboidratos e doces.
2. Eliminar o consumo de cigarro e bebida alcoólica.
3. Controlar a pressão arterial.
4. Dormir bem à noite.
5. Realizar exames médicos periodicamente.
6. Reduzir o consumo de bebidas com alto teor de açúcar.
7. Inserir na rotina algum exercício, como caminhada, musculação ou dança.
8. Fazer o controle do peso.
9. Tomar as medicações prescritas pelo médico, no caso da pessoa já diagnosticada.
Com foco em ajudar as indústrias a levarem mais qualidade de vida aos trabalhadores, o Sesi MT dispõe em seu portfólio de soluções simples e eficientes que potencializam a saúde e o bem-estar no ambiente de trabalho, como Palestra Diabetes (Duração 1h), café da manhã com a nutricionista, Ginástica na Empresa, Sesi na Pista, Nutre Mais, entre outros.
Para saber mais acesse aqui.
Texto: Fernanda Nazário