Sesi MT certifica trabalhadores da Iguá Saneamento em programa de elevação de escolaridade
A equipe de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Sesi Escola Várzea Grande celebrou a entrega dos resultados da primeira fase do programa de Elevação de Escolaridade para os colaboradores da Iguá Saneamento Cuiabá. Essa etapa envolveu a avaliação de Reconhecimento de Saberes EJA, certificando os alunos conforme a matriz curricular do Sesi, que valoriza e reconhece os conhecimentos adquiridos em processos não-formais e informais ao longo da vida.
Os estudantes participantes da iniciativa, que ofertou as aulas dentro da própria empresa em horários alternarivos, receberam validação oficial, o que lhes proporciona um plano de intervenção personalizado para complementar os conhecimentos necessários ao pleno exercício da cidadania e do trabalho. “Agora estão prontos para iniciar a próxima etapa, que os levará à conclusão do ensino fundamental e médio”, destacou Luciana Lima, gerente do Sesi Escola Várzea Grande.
Luciana enfatizou que a metodologia empregada acelera o tempo de estudo ao considerar os conhecimentos prévios de cada aluno, com um currículo organizado por competências. “A Nova EJA permite uma formação conectada com a realidade profissional dos estudantes, abrangendo as quatro áreas de conhecimento: Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.”
A modalidade flexível do programa que os alunos vão seguir inclui 80% das aulas em Ensino a Distância (EAD) e 20% presenciais, adaptando-se às suas necessidades. Os encontros presenciais ocorrerão uma vez por semana, permitindo que os estudantes acessem a plataforma de ensino de qualquer lugar e no horário que for mais conveniente para eles.
Há oito anos sem frequentar as salas de aula, o encanador de rede de água Everton Neves, 26 anos, ficou feliz com a oportunidade ofertada pelas instituições. "A empresa abriu as portas para nós, trazendo a EJA do Sesi para dentro. Isso foi uma maravilha para nós que não concluímos o ensino na idade certa. Essa primeira etapa foi uma experiência muito boa. O resultado saiu e eu fiquei com duas matérias pendentes para terminar o ensino médio. Agora é para a segunda etapa. Se Deus abençoar e eu estudar, conseguirei passar e concluir”, declarou o trabalhador.
De acordo com ele, a iniciativa de ofertar a EJA dentro a companhia foi a melhor coisa que aconteceu para os trabalhadores. “Muitos não têm tempo para estudar devido à correria do dia a dia. Eu, por exemplo, tenho filhos e cuido deles à noite. Então, essa oportunidade foi maravilhosa para que eu pudesse voltar à estudar e conquistar o diploma", enfatizou Everton.
Para a coordenadora de Gestão e Gente da Iguá Saneamento, Angélica Calabria, a EJA é de suma importância para o desenvolvimento dos colaboradores. “Uma ação que fará parte da construção da vida pessoal dos participantes. Essa nova etapa é fundamental para seguirmos em busca da continuidade dos alunos e seguir rumo à formatura do nível fundamental e médio”, conclui Angélica.
Texto: Viviane Saggin