Sesi MT e Ministério Público discutem parceria para o combate à violência contra crianças e adolescentes
Na manhã desta quarta-feira (19.06), o Procurador de Justiça Paulo Prado, titular da Procuradoria Especializada da Criança e do Adolescente, recebeu em seu gabinete o superintendente regional do Serviço Social da Indústria (Sesi) Mato Grosso, Alexandre Serafim. O encontro teve como objetivo discutir uma parceria para ampliar o alcance das ações que ambas as instituições já desenvolvem no combate à violência contra crianças e adolescentes.
Durante a reunião, Paulo Prado destacou a importância da união de forças para enfrentar esse grave problema social. Para ele, estamos diante de um desafio que exige a colaboração de todos os setores da sociedade. A violência contra crianças e adolescentes é uma realidade que precisa ser combatida com estratégias eficazes e parcerias sólidas. Neste contexto, a cooperação com o Sesi MT será fundamental para potencializar as ações e garantir que mais crianças e adolescentes sejam protegidos e tenham seus direitos assegurados.
“É muito importante para o Ministério Público, para a Procuradoria Especializada, receber todos vocês que fazem parte do Sistema da Federação das Indústrias (Sistema Fiemt), para fortalecermos parcerias na defesa de direitos de criança e adolescente, principalmente a violência ou abuso sexual. Podem contar com o Ministério Público, nós temos total interesse de construirmos projetos juntos, inclusive nos deslocarmos para o interior do Mato Grosso, nessa grande luta de enfrentamento aos direitos de criança e adolescente", declarou..
Por sua vez, Serafim ressaltou a disposição da instituição em contribuir com essa causa tão importante. "O Sesi tem um compromisso com o bem-estar social e com a educação. Entendemos que nosso papel vai além das indústrias e das unidades do Sesi Escola e abrange a responsabilidade de promover um ambiente seguro e saudável para nossas crianças e adolescentes. A parceria com o Ministério Público nos permitirá ampliar nossos projetos e alcançar mais pessoas, levando conscientização e ações concretas de prevenção e combate à violência."
Os representantes discutiram diversas propostas, entre elas a realização de campanhas educativas, a capacitação de profissionais para identificar e lidar com casos de violência e produção de palestras, vídeos, material didático, revista, entre outros. Além disso, foi destacada a importância de envolver a comunidade e as empresas na causa, promovendo um trabalho conjunto para construir uma rede de proteção mais eficiente.
Participaram ainda da reunião a coordenadora de Relações Humanas do Sesi MT, Elizanjela Zucher, e a gerente de Produção e Conteúdo do Sesi MT, Simone Cruz.
O encontro terminou com o compromisso de ambas as partes em agendar um próximo encontro para apresentar os projetos e produtos que o Sesi desenvolve e formalizar a parceria para iniciar ações conjuntas. "Precisamos agir com urgência e de maneira coordenada. O apoio do Sesi MT será um grande diferencial na nossa luta contra a violência infantil," concluiu Paulo Prado.
Texto: Viviane Saggin