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Mentoria: Formação de técnicos impulsiona criação de novas equipes de robótica na modalidade FLL

18/06/2024 - 08h38
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Participam do projeto professores de cinco escolas da rede
estadual de ensino. Fotos: Izabela Bonfá

Técnicos de robótica do Serviço Social da Indústria (Sesi) de Mato Grosso iniciaram mentoria para professores de cinco escolas da rede estadual de educação. O objetivo é capacitar os educadores para atuarem como técnicos especializados e formar novas equipes na modalidade FIRST LEGO League (FLL) e treiná-las para competições nacionais.

Participam da iniativa professores das Escolas Estaduais Francisco Alexandre Ferreira Mendes, Djalma F. De Souza, José Leite de Moraes, Prof. Heliodoro Capistrano da Silva e Malik Didier Namer Zahafi. As equipes serão montadas após a formação dos educadores.

De acordo com o coordenador de Linguagens e Cultura do Sesi MT, o projeto de apadrinhamento do Sesi MT para a Seduc abrange diversas etapas, desde a análise do tema até a apresentação da solução para a comunidade e a avaliação por uma banca em torneios. A mentoria se estende até dezembro.

“O objetivo principal é capacitar professores para selecionar alunos e desenvolver suas habilidades cognitivas e socioemocionais. Os estudantes integrarão um time que participará de uma temporada, envolvendo atividades como a montagem e programação de robôs, execução de missões na mesa e proposição de soluções para problemas reais”, explica Murilo.

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O Sesi irá doar maletas de kits de robótica e de tapetes de
competição para as equipes das escolas participantes

Além da capacitação dos técnicos, o Sesi irá doar maletas de kits de robótica e de tapetes de competição. Participam da formação a equipe do Sesi que possui extensa experiência em competições nacionais: Carlos Juliani e José Júnior - técnicos de FLL e First Tech Challenge (FTC), Patrícia Lorêro - técnica de FLL, e Solange Jesuíta - psicóloga.

A educadora Helia Flavia, da EE Djalma Ferreira Mendes, aprovou a iniciativa. “Foi um aprendizado significativo e esperamos poder transmitir esse conhecimento aos nossos estudantes. Que a participação das equipes da rede pública estadual no torneio estadual seja positiva e, até dezembro, possamos estar bem integrados com a robótica para participar de futuras competições em nível nacional.”

A modalidade

A categoria FLL reúne estudantes de 9 a 16 anos que formam equipes de 2 a 10 integrantes para construir robôs feitos de peças de LEGO, que devem cumprir uma série de atividades e somar o máximo de pontos em 2 minutos e meio em três rounds. Os projetos devem ser compostos pelos conceitos de STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

O time ainda é responsável por idealizar e criar um projeto de inovação, que é uma solução para um problema real dentro da temática da temporada.

Texto: Viviane Saggin

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