Mentoria: Formação de técnicos impulsiona criação de novas equipes de robótica na modalidade FLL
Técnicos de robótica do Serviço Social da Indústria (Sesi) de Mato Grosso iniciaram mentoria para professores de cinco escolas da rede estadual de educação. O objetivo é capacitar os educadores para atuarem como técnicos especializados e formar novas equipes na modalidade FIRST LEGO League (FLL) e treiná-las para competições nacionais.
Participam da iniativa professores das Escolas Estaduais Francisco Alexandre Ferreira Mendes, Djalma F. De Souza, José Leite de Moraes, Prof. Heliodoro Capistrano da Silva e Malik Didier Namer Zahafi. As equipes serão montadas após a formação dos educadores.
De acordo com o coordenador de Linguagens e Cultura do Sesi MT, o projeto de apadrinhamento do Sesi MT para a Seduc abrange diversas etapas, desde a análise do tema até a apresentação da solução para a comunidade e a avaliação por uma banca em torneios. A mentoria se estende até dezembro.
“O objetivo principal é capacitar professores para selecionar alunos e desenvolver suas habilidades cognitivas e socioemocionais. Os estudantes integrarão um time que participará de uma temporada, envolvendo atividades como a montagem e programação de robôs, execução de missões na mesa e proposição de soluções para problemas reais”, explica Murilo.
Além da capacitação dos técnicos, o Sesi irá doar maletas de kits de robótica e de tapetes de competição. Participam da formação a equipe do Sesi que possui extensa experiência em competições nacionais: Carlos Juliani e José Júnior - técnicos de FLL e First Tech Challenge (FTC), Patrícia Lorêro - técnica de FLL, e Solange Jesuíta - psicóloga.
A educadora Helia Flavia, da EE Djalma Ferreira Mendes, aprovou a iniciativa. “Foi um aprendizado significativo e esperamos poder transmitir esse conhecimento aos nossos estudantes. Que a participação das equipes da rede pública estadual no torneio estadual seja positiva e, até dezembro, possamos estar bem integrados com a robótica para participar de futuras competições em nível nacional.”
A modalidade
A categoria FLL reúne estudantes de 9 a 16 anos que formam equipes de 2 a 10 integrantes para construir robôs feitos de peças de LEGO, que devem cumprir uma série de atividades e somar o máximo de pontos em 2 minutos e meio em três rounds. Os projetos devem ser compostos pelos conceitos de STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).
O time ainda é responsável por idealizar e criar um projeto de inovação, que é uma solução para um problema real dentro da temática da temporada.
Texto: Viviane Saggin