Atualização das Normas Regulamentadoras é tema de workshop realizado pelo Sesi MT e Amaest
O Serviço Social da Indústria (Sesi MT) e a Associação Mato-Grossense de Engenharia de Segurança do Trabalho (Amaest) realizaram na terça-feira (28.05), em Sinop, um workshop para debater atualização das Normas Regulamentadoras (NR). Encontro reuniu mais de 150 profissionais da indústria da região norte do estado em busca de saúde e segurança no ambiente de trabalho.
Durante a abertura oficial do evento, o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho do Sesi, Márcio Alves, pontuou sobre a importância de ter clareza das NRs para o fortalecimento e crescimento do setor industrial em Mato Grosso. “Quando as empresas estão alinhadas quanto as regras da temática, os trabalhadores conseguem exercer suas funções com mais eficácia e agilidade, confiantes de que sua integridade física e mental está garantida”, diz.
O técnico de segurança do trabalho da Transterra Terraplanagem, Anderson Luís Bortolato, participou do workshop e o tema que mais chamou sua atenção foi sobre a NR 18, que estabelece diretrizes de administração, de planejamento e de organização, relacionadas ao setor da construção civil. “Trabalhamos com a construção de condomínios na cidade e compreender a atualização das normas é imprescindível para a qualidade do nosso serviço”, afirma.
Para o supervisor corporativo da Inpasa, Edyr Felipe Schwerz, as pautas foram fantásticas e proveitosa. Ele ficou surpreso com as interpretações das NRs e equipamentos tecnológicos que podem somar no cumprimento das instruções. “Essa atualização vai consolidar nossas ações, principalmente na gestão de saúde e segurança do nosso trabalhador”, acredita.
Satisfeita com o resultado do encontro, a gerente do Sesi Sinop, Ana Paula Alves, destaca que, a partir do conhecimento, os processos dentro da indústria fluem sem interrupções. “Se estamos de acordo com as regras, os processos não são paralisados e a produção segue a todo vapor, aquecendo a economia local”.
Também estiveram no encontro o médico do trabalho do Sesi, Ediney Espínola, e a enfermeira da instituição, Sulwey Costa. A dupla ficou à frente do debate referente as atualizações da NR 07, que determina que empresas e instituições implementem o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). Já a coordenadora de Promoção da Saúde da entidade, Dayane dos antos, falou dos desafios da implantação do programa de controle médico de saúde Ocupacional a luz da nova redação da norma regulamentadora.
Ainda no evento foram discutidas as principais alterações, os impactos e desafios da NR 18; gestão de perigos e riscos elétricos conforme NR10 e NR1; perspectivas e desafios no segmento industrial; atualização das NR 4, 5, 6, 33 e 35; interface da NR12 com o gerenciamento de Risco Ocupacional do programa de gerenciamento de riscos e o programa de fiscalização do Ministério Público do Trabalho para os segmentos de Distribuição de Energia Eletrica e TELECON.
O workshop teve apoio da Bioind MT, Federação Nacional dos Engenheiros, MW Automoção, Westex, DPST Engenharia, Bizzo e Tognon e Fueling Sustainability (FS).
Texto: Fernanda Nazário