Alunos criam jogos para aprendizado descomplicado e divertido da matemática
Estudantes do 9º do Sesi Escola de Várzea Grande criaram gamers com conceito de matemática para que os alunos de outras séries do ensino fundamental apreendessem a disciplina de maneira divertida e descomplicada. Os jogos trazem brincadeiras baseadas em operações de radiciação, Mínimo Múltiplo Comum (MMC) e equação de primeiro grau.
Lavínia Mota integra o grupo que produziu um “sorvete contábil”, “roleta da multiplicação” e a “corrida da regra de três”. Alguns alunos estavam com dificuldade de compreender essas temáticas, e o grupo de Lavínia pensou na melhor estratégia para ajudá-los.
“Identificamos as dificuldades das turmas e pesquisamos algumas brincadeiras que chamassem atenção com cores e coisas divertidas. No fim, foi um aprendizado legal de ambas as partes, pois revimos algumas matérias que já estudamos. Tinha cálculo que não lembrava, mas deu tudo certo”, conta Lavínia.
O aluno João Pedro Alcântara e equipe ficaram responsáveis por criar jogos baseados nas formas geométricas. Eles desenvolveram um quiz. “Foi uma experiência espetacular compartilhar nosso conhecimento com os outros estudantes. Eles responderam perguntas sobre forma retangular e fração. Acredito que, com brincadeiras, o conteúdo fixa mais rápido na mente”, comenta João.
O coordenador pedagógico do fundamental 2 do 6° ao 9° do Sesi Escola, Rogério Durães, explica que a proposta da metodologia é proporcionar uma aprendizagem integral e multidisciplinar.
“Focamos no ensino de qualidade que contempla o aluno em diversas áreas de modo que o conteúdo fica fixado na memória deles. Assim o aprendizado é integral e alcança mais resultados”, avalia.
Texto: Fernanda Nazário