Pelotão Sesi na Pista conquista pódio na 3ª Corrida de Combate ao Trabalho Escravo

que formará uma mandala.
A 3ª Corrida Estadual de Combate ao Trabalho Escravo animou as ruas de Cuiabá no sábado (30). A competição reuniu 1.500 atletas, e o pelotão Sesi na Pista brilhou em mais uma disputa, alcançando o primeiro, segundo e terceiro lugar das categorias feminina e masculina da prova.
O primeiro lugar da categoria geral feminina do percurso de 5 km ficou para a atleta amadora Sandra Rosa. Já o segundo lugar foi conquistado por Márcia Oliveira, que elegeu o calor como seu maior desafio.
“É satisfatório sair vitoriosa dessa competição mesmo com um sol superquente que tentava me desmotivar, mas, graças a Deus, deu tudo certo, e sigo na luta para completar a mandala do Circuito Sesi de Corrida de Rua”, conta Márcia.
Quem também não conteve os ânimos foi Rafaela Taques, especialista em planejamento da Gerência Executiva de Estratégia do Sistema Fiemt. Ela estava radiante por ter subido pela primeira vez no pódio da categoria geral feminina da disputa. Após dias de treino intenso somado a 7 anos de corrida de rua, a jovem conquistou o terceiro lugar e superou seu recorde pessoal ao concluir o percurso em 00:22,05 minutos.

“Já tive diversas vitórias por faixa etária ao longo da minha trajetória. Essa é a primeira vez que ganho uma prova na categoria geral. Fiquei feliz porque é uma conquista inédita. Vejo que meu empenho e sacrifício nos treinos têm gerado resultado. Todo esforço se converteu em uma vitória, e poder vivenciar isso é gratificante”, comemora Rafaela.
Os homens do Sesi na Pista também brilharam. Wellington Mota conquistou o primeiro lugar, Ivan Túlio o segundo e a terceira posição ficou com Adelson Luiz. Na categoria por idade, quem levou a melhor na faixa etária de 51 a 60 anos foi a professora do projeto Sesi na Pista, Nadir Sabino, que ficou em primeiro lugar e dividiu o pódio com a aluna Márcia Oliveira, que alcançou o segundo lugar da faixa etária de 31 a 40 anos.
O pelotão Sesi na Pista é formado por colaboradoras do Sistema da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), trabalhadoras das indústrias, dependentes e comunidade. O programa oferece aulas gratuitas de ritmo e treinamento funcional.

mimos.
Conforme a coordenadora de Promoção da Saúde da instituição, Dayane dos antos, o objetivo é incentivar a prática de atividades físicas para uma vida mais saudável. “Os treinos são abertos para os trabalhadores da indústria e comunidade em geral. Temos excelentes profissionais de educação física que preparam os participantes para corrida e para um estilo de vida saudável”, explica.
O superintendente Regional do Trabalho e vice-presidente da Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae), Amarildo Borges, destaca a importância de trazer a temática para as ruas de Cuiabá. “É necessário discutirmos constantemente o enfrentamento do trabalho escravo contemporâneo. Precisamos unir esforços para combater esse crime que ainda há entre nós”, pontuou Amarildo.
Circuito Sesi de Corrida de Rua

estão para brincadeira.
A prova marca o início do Circuito Sesi de Corrida de Rua, que é dividido em seis etapas, sendo quatro realizadas entre as cidades de Cuiabá e Várzea Grande. Conforme a Dayane, as provas trarão os temas movimente-se, alimente-se bem, mentalize e cuide-se. Depois de cada corrida, os participantes ganham uma medalha que formará uma mandala simbolizando as etapas ao final do circuito.
Os municípios de Sinop e Rondonópolis também receberão o circuito. Dayane explica que no interior serão trabalhados os temas de maneira geral. “Nosso objetivo é estimular a promoção da qualidade de vida do trabalhador. Queremos mobilizar a população para práticas mais saudáveis”, completa a coordenadora.
Ao final das seis etapas, o Sesi vai levar o atleta mais bem colocado no circuito para uma competição nacional. Acompanhe neste link a programação do circuito.
Texto: Fernanda Nazário
Foto: Rayane Gazola