Sesi no Parque e 11ª edição do Pedal Centro América fortalecem apoio ao Rio Grande do Sul

aprovaram a iniciativa. Foto: Viviane Saggin
Sob o belo cenário de fim de tarde do último sábado (11.05), o Parque das Águas, em Cuiabá, se transformou em muito mais do que um local de lazer. O espaço foi palco de um evento de solidariedade e bem-estar, com a 11ª edição do Pedal Centro América e Sesi no Parque Especial, que reuniram cerca de 2 mil pessoas, entre ciclistas profissionais e amadores, em prol das famílias atingidas pelas recentes enchentes no Rio Grande do Sul.
Além das pedaladas, de 10 km, pelas ruas e avenidas do entorno do Centro Político Administrativo, os participantes tiveram à disposição uma variedade de serviços de saúde na tenda do Sesi na Pista, desde aferição de pressão e glicemia até sessões de crioterapia. Enquanto isso, o professor Gustavo liderava um animado aulão de dança, acompanhado pela distribuição de frutas e sucos, proporcionando uma experiência completa de bem-estar para todos os presentes.
Enquanto os participantes se preparavam para a largada, histórias inspiradoras surgiam pelas pistas do parque. Marise de Almeida, 57 anos, e seu esposo Antônio Souza, 60 anos, recém-descobriram os benefícios do ciclismo para a saúde e o bem-estar, seguindo as indicações de amigos e fazendo exercícios físicos regularmente. “Gostei muito das ações que o Sesi preparou na tenda e, principalmente pela campanha.”

esporte uma forma de lidar com a ansiedade
O operador de máquinas Uerikis Silva, 34 anos, encontrou no esporte uma forma de lidar com a ansiedade, seguindo recomendações médicas. “"Estou dando os primeiros passos no mundo do esporte visando minha saúde. A recomendação médica foi um impulso importante para mim, e desde então tenho me dedicado cada vez mais a essa prática. Hoje, aproveitei a tenda do Sesi para monitorar minha pressão arterial e glicemia - felizmente, está tudo bem."
Moradora do Industriário em Cuiabá, Lucicleide Quirino, 41 anos, é uma entusiasta da prática de exercícios físicos, participando regularmente de pedais e corridas de rua. “É muito importante cuidarmos da saúde e praticar atividade física, fazer aferição regular da pressão arterial e dos níveis de glicose”. No evento, ela levou sua afilhada Alice, de 8 anos, para compartilhar a experiência, aproveitando também os brindes oferecidos pelo Sesi.
Campanha Juntos Somos Mais
Lançada em parceria com a TV Centro América, Fiemt, Famato, Fecomércio e parceiros, a campanha arrecadou apenas no evento uma variedade de itens essenciais como roupas, sapatos, colchas, água, alimentos e rações para cachorros.

tenda do Sesi na Pista e escolheram os brindes
Ulisses Serotini, diretor de Programação, Entretenimento e Comunicação do Grupo RMC (Rede Mato-grossense de Comunicação), destaca que todo o material arrecadado será entregue por meio de transportadoras parceiras. "Quando nos unimos em parceria, grandes realizações se concretizam, como foi evidenciado no Pedal realizado neste fim de semana".
Alexandre Serafim, superintendente regional do Sesi MT, ressaltou que as instituições estão em um movimento grande de solidariedade reforçou que todas as unidades do Sesi e Senai no estado estão aptas a receberem doações. “Todos os donativos serão encaminhados para o Sesi Rondonópolis, e, de lá, seguirão para o destino, aos nossos irmãos do Rio Grande do Sul, graças à parceria com a Rumo e Brado.”
Sistema Fiemt coordena logística para apoio emergencial ao Rio Grande do Sul

Como doar
As doações podem ser feitas nas sedes da TV Centro América e em todas as unidades do Sesi e Senai, em Cuiabá e no interior. Entre os itens que podem ser doados, estão:alimentos não perecíveis, água, fraldas infantis e geriátricas, roupas, sapatos, cobertores, colchões, materiais de higiene pessoal e limpeza, ração para animais (cachorro, gato, cavalo, gado, galinhas).
Para facilitar o trabalho de quem vai receber e o transporte, é necessário que as cestas básicas estejam ensacadas e que os alimentos avulsos também sejam colocados em sacos transparentes. As roupas e sapatos devem estar limpos e em condições de serem usados. Os pares de sapatos devem ter os cadarços amarrados ou devem estar unidos por uma fita adesiva para que não se percam.
Outra forma de ajudar é pelo canal oficial de doações disponibilizado pelo Governo do Rio Grande do Sul. A chave PIX para doações é: CNPJ: 92.958.800/0001-38, do Banco do Estado do Rio Grande do Sul. Atenção! Quando realizar a operação, confirme que o nome da conta que aparece é “SOS Rio Grande do Sul” e que o banco é o Banrisul.
Texto: Viviane Saggin