Descubra o sorriso: Atividade para celebrar o Dia de Quem Cuida de Mim emociona mães no Sesi Escola Cuiabá
Para comemorar o Dia de Quem Cuida de Mim em homenagem às mães e todas as figuras maternas que desempenham um papel importante na vida dos alunos, o Sesi Escola Cuiabá organizou uma programação especial. O evento está sendo realizado de 06 a 11 de maio, com atividades programadas para cada série, proporcionando momentos únicos e emocionantes.
Uma das brincadeiras é a chamada "Descubra o sorriso". Na dinâmica, as mães são desafiadas a identificar seus filhos por meio de uma coleção de fotos que mostram apenas os sorrisos e os olhos das crianças.
As fotografias são cuidadosamente dispostas nas cadeiras na escola, criando um ambiente de alegria e expectativa. Cada mãe se aproxima e procura, entre risos e expressões de surpresa, tenta reconhecer os traços únicos de seus filhos. A atividade proporciona um momento de conexão especial entre mães e filhos, como também destacou a individualidade de cada criança, celebrando suas características únicas.
Ana Paula Marques, mãe da pequena Vitória, de 06 anos, compartilha que participar do evento foi uma experiência verdadeiramente emocionante. "Ao ver o sorriso da minha filha, senti uma conexão instantânea e muito forte. Foi incrível perceber como, mesmo entre tantas fotos, aqueles traços eram inconfundivelmente dela."
Mãe coruja, Ana também reflete sobre o significado mais profundo da atividade: "Foi um lembrete maravilhoso de quão único e especial é o vínculo que compartilhamos. A escola fez um trabalho excepcional ao criar um espaço onde pudemos celebrar esse amor de uma forma tão criativa e tocante. Esse evento nos aproximou fisicamente, mas também reforçou nossa conexão emocional. Foi um dia especial, e sou grata por esses momentos preciosos com minha filha."
“Encontrar o olhar do meu filho em meio a diversas fotos foi uma experiência única, repleta de emoção e conexão. Agradeço ao Sesi Escola por proporcionar essa linda homenagem, que tocou o coração de todas as mães presentes”, afirmou Paullyanne Araújo, mãe do pequeno Arthur, 7 anos.
Os professores conduziram ainda uma abordagem criativa ao explorar o gênero textual através da dinâmica 'Anúncio - Vende-se uma mãe'. Segundo a coordenadora pedagógica da unidade, Eufrásia Costa, a intenção era brincar com as expectativas das mães, inicialmente surpreendidas pelo anúncio, mas que, ao lerem suas características, ficaram encantadas.
A programação contou ainda com apresentações culturais, interpretação em Libras, e confecção de lembrancinhas personalizadas pelos alunos, entre outros.
“Além de ser uma maneira divertida e cativante de envolver as famílias, esses momentos são uma excelente oportunidade para fortalecer a comunidade escolar, promovendo a interação entre pais, alunos e professores em um ambiente festivo e acolhedor”, explica Eufrásia.
Texto Viviane Saggin