Bom Futuro em Ação realiza mais de 700 atendimentos no Distrito de Água Limpa
A Bom Futuro em Ação, uma parceria entre o Serviço Social da Indústria (Sesi MT) e a empresa Bom Futuro, estreou com sucesso no Distrito de Água Limpa (a 567 km distante de Cuiabá). Foram mais de 700 atendimentos gratuitos oferecidos à comunidade. Dessa vez, os moradores não precisaram se deslocar por longas distâncias até Nova Ubiratã ou até mesmo até Cuiabá, já que serviços básicos de saúde, cidadania, social e atividades culturais estavam disponíveis a poucos passos de suas residências, graças ao projeto.
Jaqueline Rodrigues não teve palavra para expressar sua felicidade em poder levar pela primeira vez seus filhos Maria Vitória Rodrigues, 10, e Pedro Enzo Rodrigues, 12, para uma consulta odontológica. “Estamos agradecidos pela iniciativa aqui na nossa comunidade. Somos carentes de tudo por aqui. Para conseguir uma consulta, temos que madrugar e, mesmo assim, esperamos mais de 30 dias para fazer o atendimento. Então, quando surge uma oportunidade, a gente precisa aproveitar”, a mãe, satisfeita com a profilaxia, mais conhecida como limpeza dentária realizada em suas crianças.
Quando Maria da Conceição soube que teria designer de sobrancelha pertinho da sua casa, ela não pensou duas vezes para ir atrás do serviço. “A gente se sente lembrado ao trazerem esse projeto aqui. Hoje vou sair mais bonita do que entrei e meu neto mais alegre porque vai comer as comidinhas e ver um cinema, coisa que ele nunca teve acesso”, conta a vó coruja.
Engana-se quem pensa que adolescente só se interessam por jogos e tecnologia. No Distrito de Água Limpa, os jovens exploraram o universo culinário com entusiasmo. Um grupo de meninos, com idades entre 14 e 17 anos, participou da oficina gastronômica ministrada pela chefe de cozinha Thaise Germano. Eles colocaram a mão na massa e prepararam um saboroso filé de pintado à lagareiro.
“Achei interessante o prato. Essa foi a chance de eu aprender a cozinhar para ajudar minha mãe em casa. Foi divertido temperar o peixe e cortar os alimentos. Só não gostei quando tive que cortar a cebola, os olhos de todos começaram a arder”, lembra João Guilherme Alves, grato pela experiência.
Realizado neste sábado (04.05), na Escola Municipal Distrito de Água Limpa, a primeira edição Bom Futuro em Ação disponibilizou ainda à população consulta com nutricionista, corte de cabelo e alimentação nutritiva, no caminhão da Nutre Mais. Teve ainda diversão para criançada com teatro de fantoche, durante o Concerto Didático, pintura de rosto, pipoca, algodão doce, geladinho e cinema infantil.
Orquestra Sesi MT
O anoitecer na comunidade foi diferente. Sob a luz da lua, a Orquestra Sesi MT e as solistas Akani Iizuka e Mari Azevedo encantaram os presentes. A maioria do público nunca havia experimentado a magia dos instrumentos clássicos, como o violino e o violoncelo, mas foram completamente cativados pela performance. A felicidade de testemunhar um grupo tão talentoso era evidente nos olhares radiantes e sorrisos amplos, como o de Yasmin Ferreira, de 17 anos, para quem essa experiência representou a realização de um sonho.
"Para muitos, presenciar um espetáculo como este pode parecer rotineiro, mas para nós, que viemos da zona rural do interior, era um sonho distante. Hoje, estamos vivenciando isso. Agora, posso dizer que posso partir em paz", brinca a jovem, autoproclamada amante da música. "É graças ao Sesi e à Bom Futuro que estou tendo o privilégio de prestigiar esta bela apresentação. As cantoras são simplesmente espetaculares. É tudo simplesmente perfeito", avalia.
O ritmo da noite ficou por conta dos sucessos do cancioneiro popular nacional como ‘Eu só quero um xodó’, de Dominguinhos, ‘Vestido de seda’, dos cantores Teodoro e Sampaio, e ‘Te amar foi um erro’, da dupla Ataide e Alexandre. Entre as canções internacionais estavam Bad Romance, Lady Gaga, e Smooth Criminal, de Michael Jackson.
Para o gerente de Inovação Social e Cultural do Sesi, Fernando Pereira,testemunhar alegria da comunidade em acessar boa música, ter atendimento em saúde, na área social ou cultural é algo inestimável. “O Sesi desempenha seu papel ao estabelecer parcerias para oferecer oportunidades às pessoas, especialmente aquelas mais carentes, que de outra forma não teriam acesso. No final das contas, tudo isso se converge para a promoção da saúde e do bem-estar delas.”
Neste ano, a empresa Bom Futuro inaugurou uma unidade de produção agrícola na comunidade. Ao chegar ao local, Tiago Goescks, gerente de Recursos Humanos da instituição, identificou as lacunas de assistência na região e decidiu que seria o local ideal para realizar a primeira edição da Bom Futuro em Ação. "Nosso propósito é levar iniciativas sociais para regiões afastadas dos centros urbanos, a fim de atender às necessidades da população. Escolhemos o Sesi como parceiro devido à sua longa trajetória e competência. É uma instituição que possui expertise. Já estamos planejando expandir a ação para outros três municípios", afirma.
A parceria para o evento também contou com a colaboração da Faculdade de Tecnologia de Sinop (Fastech), que enviou alunos dos cursos de nutrição e odontologia para oferecer atendimentos durante o evento.
Texto e fotos: Fernanda Nazário