Formação de professores fomenta leitura para despertar imaginação e curiosidade de alunos
Manter o aluno atraído pela leitura é um desafio da atualidade. É preciso estratégias para deixar a garotada interessada na história. Com objetivo de fornecer as ferramentas necessárias nessa missão, o Serviço Social da Indústria (Sesi MT) realizou a formação docente em mediação de leitura em sala de aula dos professores da Escola Municipal do Distrito de Água Limpa, em Nova Ubiratã.
O Concerto Didático, como é chamado o projeto, faz parte da 1ª edição da Bom Futuro em Ação, iniciativa do Sesi MT e a empresa Bom Futuro na comunidade. A abertura oficial do evento ocorre no próximo sábado (04.05), mas antes do grande dia, os professores da escola municipal passaram, na última terça-feira (30.04) por um momento de capacitação em contação de história e aulas de artes com base na obra O Mágico de Oz, do escritor Lyman Frank Baum - livro escolhido para a temporada de 2024.
A diretora da escola, Luciene Carvalho, avaliou positivamente a formação para o aprimoramento das técnicas abordadas em sala de aula. “É importante passarmos por reciclagem visto que conduzimos os alunos para o desenvolvimento da leitura e outras práticas pedagógicas, como a arte”, pontua.
No sábado, às 9h, inicia oficialmente o projeto Bom Futuro em Ação. Neste momento, os professores vão aplicar os conhecimentos adquiridos ao contar a história de O Mágico de Oz aos alunos da escola e moradores do Distrito de Água Limpa. A Orquestra do Sesi se unirá ao time para dar vida e voz aos personagens da trama.
A professora Andréa Pesini já planeja como abordará a temática nesta semana em sala de aula. “Vamos fazer uma roda de leitura compartilhada ou individual para que as crianças possam compreender melhor o tema. Depois, a gente trará perguntas pertinentes ao assunto para ver a interpretação do deles sobre a questão”, conta.
Andréa revela que está animada para a dinâmica no sábado. “Esse momento cultural para a nossa comunidade é importantíssimo porque somos carentes de cultura. Não temos museu e nem onde levar as crianças. Para eles, vai ser divertido aprender um conteúdo por meio de contação de história, música e teatro”, diz.
A formação foi mediada pela analista e a assistente administrativo da gerência de Educação, Cultura e Inovação Social do Sesi MT, Maristela Bittencourt e Izabela Bonfa, respectivamente. “Trabalhar com a literatura permite que os alunos explorem mais a fundo questões sociais, culturais e históricas, ajudando a desenvolver a sua consciência crítica. Por fim, ler e discutir livros também ajudam os estudantes a desenvolverem habilidades de comunicação”, afirma Maristela.
Texto: Fernanda Nazário