Sesi oferta 850 vagas gratuitas para EJA em Rondonópolis, Cáceres, Várzea Grande e Sinop
O Serviço Social da Indústria (Sesi) em Mato Grosso está com as inscrições abertas para a segunda turma de 2024 da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foram disponibilizadas 850 vagas para os polos de Rondonópolis, Cáceres, Várzea Grande e Sinop. As matrículas podem ser feitas sem custo até o dia 24.05, e o início das aulas está agendado para o dia 03 de junho.
Para a unidade de Várzea Grande estão disponíveis 250 vagas, sendo 125 destinadas à conclusão do ensino fundamental e a outra metade voltada para aqueles que pretendem finalizar o ensino médio. As unidades de Rondonópolis e Sinop também oferecem 250 vagas cada, divididas igualmente entre ensino fundamental e médio. Por fim, o polo de Cáceres tem 100 vagas disponíveis, distribuídas igualmente entre os dois níveis de ensino.
O gerente de Educação do Sesi MT, Fernando Pereira, explica que essa é uma oportunidade que os jovens e adultos tem para concluírem os estudos e ingressarem em cursos técnicos ou faculdade. “Ao conseguirem o diploma, é possível fazer uma qualificação profissional e ainda concorrer a vagas de empregos com salários mais atrativos”, destaca o Fernando.
As aulas da EJA do Sesi são flexíveis, com 80% da carga horária online e 20% presencial. Os encontros presenciais ocorrem uma vez por semana (conforme calendário do curso). Nos quatro dias da semana em que o aluno não está no Sesi, ele pode acessar a plataforma de estudos de onde quiser e no melhor horário.
Reconhecimento de saberes
O programa da EJA do Sesi tem como objetivo promover educação de qualidade com base na inclusão dos jovens e adultos que não concluíram os estudos e, muitas vezes, se sentem desqualificados. Para o Sesi, apesar da ausência do diploma de conclusão do ensino fundamental e médio, essas pessoas possuem conhecimentos fundamentais para contribuir significativamente para o setor industrial de Mato Grosso.
“Com foco nesses conhecimentos, o Sesi utiliza uma metodologia de ensino que leva em consideração a experiência de vida dos estudantes, permitindo que eles possam conciliar seus estudos com suas atividades diárias”, pontua Fernando. O método é reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação e acelera o tempo de estudo com base na vivência dos saberes de cada aluno.
Documentos necessários
Para realizar a matrícula na EJA, os trabalhadores da indústria e dependentes precisam apresentar os seguintes documentos nas unidades do Sesi: cópia da Carteira de Identidade e da Carteira de Trabalho (página da foto, qualificação civil e contrato de trabalho), além do Histórico Escolar original. Para dependentes, é necessário apresentar também a Certidão de Nascimento ou Casamento.
Os demais interessados precisam apresentar a cópia da Carteira de Identidade, CPF, cópia do comprovante de residência e Histórico Escolar Original.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones das unidades do Sesi:
• Várzea Grande: (65) 3685-2311 / (65) 2128-2056 (WhatsApp)
• Rondonópolis: (66) 3410-2440
• Sinop: (66) 3531-3611 / (66) 99646-2021 (WhatsApp)
• Cáceres: (65) 3223-4033
Texto: Fernanda Nazário