28 de abril marca Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho
Em 28 de abril de 1969, uma explosão em uma mina na Virgínia, EUA, ceifou a vida de 78 mineiros. Em reconhecimento a essas perdas e em honra à causa da segurança e saúde laboral, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) definiu essa data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. A celebração serve como um lembrete constante da importância da prevenção e cuidado no ambiente de trabalho, destacando a responsabilidade de todos os envolvidos.
O Serviço Social da Indústria (Sesi MT) assume o compromisso de fomentar uma cultura de segurança e saúde ocupacional, na qual o direito a um ambiente laboral seguro e saudável seja preservado em todas as esferas. Nesse sentido, está prestes a promover uma transformação significativa nas capacitações relacionadas à segurança do trabalho, com a inauguração do maior centro de treinamento focado na agroindústria do Brasil, conhecido como "Sesi Experience".
A primeira etapa do projeto será inaugurada ainda este ano, em Rondonópolis, e contribuirá para redução do número de acidentes de trabalho no estado. Dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (SmartLab) mostram que Mato Grosso atingiu em 2022 um total de 10,7 mil notificações, sendo 107 casos fatais. “Nosso foco é mitigar essas ocorrências, a partir de aprendizado prático e de qualidade que o projeto ofertará”, pontua o superintendente do Sesi MT, Alexandre Serafim.
O gestor aproveita o Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho para evidenciar o impacto de uma qualificação eficaz na competividade das empresas, que produzem mais com práticas saudáveis e seguras. “Com o centro de treinamento, os trabalhadores simularão as ocorrências para ter o controle da situação na prática. Contaremos com tecnologia moderna de simulares e realidade virtual”, destaca.
No total, serão 14 contêineres equipados para treinamentos específicos. Sete serão módulos móveis, que poderão ser levados pelo Sesi até empresas para capacitação dos funcionários no local. O investimento nesta primeira fase do projeto é de US$ 1,6 milhões (dólares) com a compra dos equipamentos da empresa coreana que serão implantados na unidade do Sesi Rondonópolis.
Centro Avançado em Sorriso
A segunda fase do projeto envolve a construção do Centro Avançado de Tecnologia em Saúde e Segurança no Trabalho em Sorriso, com investimentos na ordem de R$ 50 milhões. O local contará com um prédio equipado para simulações imersivas de práticas de segurança, utilizando toda a tecnologia presente no Sesi Experience de Rondonópolis.
Além disso, incluirá um armazém de grãos e um tombador de descarregamento em tamanho real, para treinamentos específicos voltados para a segurança na agroindústria. O centro também abrigará um auditório, escritórios para equipes multidisciplinares envolvidas em projetos de pesquisa aplicada, salas de reunião e áreas de apoio.
Confira as dicas do Sesi para manter uma cultura de segurança:
1. Promova treinamentos regulares sobre práticas seguras no local de trabalho e a conscientização sobre os riscos potenciais e medidas de segurança adequadas;
2. Implemente um programa de manutenção preventiva para garantir que todos os equipamentos estejam em boas condições de funcionamento;
3. Garanta que todos os funcionários usem corretamente os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) apropriados para suas tarefas específicas;
4. Envolva todos os funcionários na promoção de uma cultura de segurança e promova a comunicação aberta;
5. Realize inspeções periódicas em todas as áreas da indústria para identificar e mitigar potenciais fontes de perigo. Isso pode ajudar a garantir que os protocolos de segurança estejam atualizados e sejam eficazes na prevenção de acidentes.
Texto: Fernanda Nazário e Viviane Saggin