Habilidade da equipe de robótica Dumonters surpreende acadêmicos e especialistas
A plateia da Semana da Informática na Universidade de Cuiabá (Unic) recebeu com grande interesse e entusiasmo a apresentação da equipe de robótica Dumonters, do Sesi Escola de Várzea Grande. A performance dos jovens capturou a atenção de professores, universitários e palestrantes.
Os olhos do público estavam fitados nas explicações do time, que compete na modalidade First Tech Challenge (FTC), sobre a FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology - que quer dizer: Para a Inspiração e Reconhecimento da Ciência e Tecnologia). Além disso, a equipe destacou os trabalhos realizados pelo Sesi no desenvolvendo e fortalecendo da robótica em Mato Grosso.
O que mais chamou atenção do professor especialista em Redes de Computadores e Computação Distribuída da Unic, Felipe Douglas, foram a habilidade, criatividade e dedicação dos alunos. “Eles apresentaram um carro controlado por joystick, um dispositivo utilizado para jogos de computadores, tornando o evento mais emocionante e interativo. Foi impressionante ver como um dispositivo de controle simples poderia afetar o movimento preciso e suave de um veículo automatizado. Parabéns a todos da equipe pela participação e dedicação aos estudos”, elogiou.
O momento mais marcante do evento ocorreu quando a turma soltou na arena um protótipo de robô em desenvolvimento para futuras competições da modalidade. “Neste momento, a plateia ficou admirada”, conta Júlia Vargas, aluna do 3º ano do ensino médio do Sesi Escola de VG e gestora de Comunicações da Dumonter.
“Eles ficaram impressionados com os conhecimentos da nossa equipe, tanto na parte mecânica quanto teórica. O evento foi uma oportunidade para introduzir novas pessoas ao mundo da robótica, ciência e tecnologia. Além disso, pudemos apresentar o que significa ser Dumonters, destacando nossas inovações e invenções”, diz a jovem.
A interação com outros estudantes é avaliada positivamente pelo engenheiro designer da equipe, Murilo Fontoura, 17 anos. Ele acredita que esse contato contribui para seu desenvolvimento profissional e pessoal. "O processo de aprendizado é contínuo e enriquecedor, especialmente quando compartilhamos experiências e momentos de diversão com uma variedade de profissionais, incluindo engenheiros, bombeiros, policiais, professores, além de outros alunos"”, pontua.
Estar à frente da atividade coloca os estudantes como protagonistas da própria aprendizagem, premissa seguida pelo Sesi Escola desde a educação infantil até o ensino médio. “Focamos no aprendizado integral dos nossos discentes. Nessa ação, eles praticaram a oratória, trabalho em equipe, controle emocional, além das temáticas ensinadas na robótica”, destaca o técnico do time, Carlos Juliani.
Sobre a Dumonters
A Dumonters é formada por alunos do novo ensino médio. Os jovens, apaixonados por tecnologia e inovação, já conhecem o sabor da vitória. Eles arremataram, em 2023, o Prêmio Pensamento Criativo (Think Award), que reconhece a melhor jornada do processo de projetos de engenharia. A conquista ocorreu em Brasília, no 5º Festival Sesi de Robótica, na modalidade FTC.
As habilidades e dedicação dos estudantes deram vida ao Double Bis, o robô que ganhou o Think Award. Os alunos trabalham agora na nova invenção, apresentada na Unic, que promete conquistar os juízes dos campeonatos vindouros. Além de Carlos, o time conta ainda com os técnicos José Nazaré e Luana Peralta.
Texto: Fernanda Nazário