Abril Verde: Ambiente saudável e seguro é bom para o colaborador e estratégico para o negócio
O Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho, celebrado no próximo domingo (28.04), tem objetivo de alertar sobre a importância de ambientes seguros e saudáveis nas empresas. Mais que estrutura física, esses espaços protegem a vida do colaborador e ainda contribuem para competitividade do negócio, que ganha outra perspectiva sob o olhar atento do mercado que cobra cada vez mais valorização da equipe.
Conforme o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (SmartLab), o Brasil registrou em 2022 um total de 612.920 notificações de acidentes de trabalho, sendo 2.538 mortes. Mato Grosso acumula no período 10,7 mil acidentes e 107 óbitos. Entre os municípios que mais notificam acidentes estão Cuiabá (20,6%), Sinop (7,47%) e Rondonópolis (7,23%).
“Produtividade de qualidade está intrinsecamente conectada a saúde e segurança no trabalho. Não podemos dissociar um tema do outro. Para o colaborador sentir orgulho em integrar determinada empresa e, consequente produzir bem, ele precisa estar saudável e protegido dos perigos laborais”, afirma o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho do Serviço Social da Indústria (Sesi MT), Márcio Alves.
De acordo com ele, é preciso que as empresas se mantenham atentas. “Os números de acidentes e doenças ocupacionais ainda são altos e isso é preocupante”, ressalta.
Espaço de qualidade
Dados de uma pesquisa de 2021 da Sociedade Americana de Designers de Interiores (American Societyof Interior Designers) mostrou que ter um ambiente de trabalho satisfatório é a terceira maior preocupação dos funcionários (21%). A primeira e segunda questão que mais aflige o colaborador são os benefícios (22%) e bons salários (62%), respectivamente.
No Brasil, essa preocupação por um espaço de qualidade tem ganhado destaque e não é à toa. Isso ocorre porque a jornada de trabalho no país é de em média 40 horas semanais e somadas as horas de deslocamento, o tempo devotado ao trabalho ocupa uma parcela da vida das pessoas. Sendo assim, é valido dizer que um local saudável e seguro organizacional tem impacto direto no estado de espírito e na produtividade dos colaboradores.
Para isso, Márcio lista algumas medidas necessárias a serem seguidas. “Implementação de espaços seguros e confortáveis, estreitamento das relações, obediência das leis trabalhistas, incentivo a prática de atividades físicas e cuidados em saúde. Essas ações podem ser implementadas em empresas de qualquer porte e setor. O importante é mudar a rota para um caminho de humanização e crescimento”, pontua.
Programação do Sesi
Com foco em ajudar as indústrias a levarem mais bem-estar aos trabalhadores, o Sesi MT dispõe de soluções simples e eficientes que incluem:
Qualidade de Vida: Com atividades como Sesi Ginástica na Empresa, Sesi na Pista e Sesi Corporativo, englobando grupos de corrida, caminhada, treinamento funcional, futsal, vôlei e treinamento em academia;
Saúde: Palestras sobre câncer de mama e próstata;
Prevenção de Acidentes: Abordagem sobre Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva, bem como noções de prevenção de acidentes no trabalho;
Gerenciamento de Risco: Programa de Gerenciamento de Risco (PGR).
Vale lembrar que todas as palestras têm duração de uma hora e são ministradas por especialistas do Sesi Mato Grosso, conforme o tema abordado.
Texto: Fernanda Nazário