Equipe de robótica Dumonters participa da Semana da Informática da Unic
A equipe de robótica Dumonters, do Sesi Escola de Várzea Grande, foi convidada para participar, nesta quarta-feira (24.04), às 18h30, da Semana da Informática na Universidade de Cuiabá (Unic). Os alunos levarão aos acadêmicos as experiências das competições nacionais que eles acumulam na bagagem e ainda apresentarão um protótipo de robô que estão desenvolvendo para os próximos eventos da modalidade.
A Dumonters é um time de campeões formado por alunos do novo ensino médio. Os jovens, apaixonados por tecnologia e inovação, já conhecem o sabor da vitória. Eles arremataram, em 2023, o Prêmio Pensamento Criativo (Think Award), que reconhece a melhor jornada do processo de projetos de engenharia. A conquista ocorreu em Brasília, no 5º Festival Sesi de Robótica, na modalidade First Tech Challenge (FTC).
O nome da equipe não é à toa. Eles querem alçar voos altos e, por isso, inspiraram-se no autodidata, inventor e esportista brasileiro Santos Dumont, criador do 14-Bis. Compõe a Dumonters os alunos Angelina de Oliveira, Felipe de Alcântara, Gabriel Ribeiro, Heloisa da Cruz, Isadora Branco, Julia Vargas, Mariane Catarina, Murilo Fontoura, Pedro Henrique, Rafaella Dourado, Sophia Costa, Vinicius Mendes e Vitor Hugo.
Vinícius Pinho é programador da equipe e conta que é uma honra compartilhar seu conhecimento sobre robótica para os universitários. “É uma satisfação falar dos nossos desafios e conquistas para os alunos da faculdade. Isso mostra que somos espelho para muita gente, fato que da mais força para eu continuar a caminhada”, diz o jovem.
Feliz com o convite, o técnico do time, Carlos Juliani, destaca o empenho do Sesi Escola em proporcionar aos estudantes uma formação de alta qualidade. “É satisfatório ver esses jovens sendo referência em robótica no estado. Essa notoriedade é resultado de um ensino de qualidade, focado em tecnologia e inovação, com objetivo de tornar o aluno protagonista da sua aprendizagem”, pontua.
As habilidades e dedicação dos estudantes deram vida ao Double Bis, o robô que ganhou o Think Award. Os alunos trabalham agora em uma nova invenção que promete conquistar os juízes dos campeonatos vindouros. “A garotada está animada com esse novo projeto. Eles trabalham diligentemente para que o robô tenha sucesso”, informa. Além de Carlos, o time conta ainda com os técnicos José Nazaré e Luana Peralta.
Texto: Fernanda Nazário