Voltar

Construindo Bem-estar: Sesi Nacional conhece projeto inovador em canteiro de obras em ferrovia

22/04/2024 - 09h46
visita dn
Projeto como objetivo principal promover a saúde e o lazer
dos trabalhadores do consórcio construtor

Na última quinta-feira (18.04), representantes do Serviço Social da Indústria (Sesi) Nacional realizaram uma visita ao canteiro de obras do Consórcio Construtor Ferrovia Lucas do Rio Verde, localizado em Rondonópolis, para conhecer de perto o projeto "Construindo Bem-Estar". A iniciativa tem como objetivo principal promover a saúde e o lazer dos mais de 1.200 trabalhadores envolvidos na construção da ferrovia.

Durante a visita, o gerente de Projetos e Desenvolvimento Industrial da Saúde e Segurança na Indústria, Thiago Yhudi Iaho, e o médico especialista de Desenvolvimento Industrial, Cláudio Patrus Bello, observaram de perto as atividades em curso no canteiro de obras e se impressionaram com a abordagem inovadora adotada.

O projeto "Construindo Bem-Estar" visa oferecer uma ampla gama de serviços de promoção da saúde, que incluem odontologia, telessaúde, orientações nutricionais, ginástica laboral, além de proporcionar atividades de lazer e entretenimento para os trabalhadores, como futebol. Uma estrutura personalizada foi instalada no local para abrigar essas atividades, demonstrando um cuidado especial dos colaboradores.

Claudio Patrus ressaltou a importância de iniciativas como a telessaúde e os atendimentos relacionados à saúde e ao bem-estar para os trabalhadores, especialmente aqueles que não são residentes da região onde estão trabalhando. "É fundamental que esses trabalhadores se sintam em casa, mesmo estando longe de suas famílias e amigos", enfatizou.

visita dn
Sesi Rondonópolis atende mais de 340 indústrias da região,
com exames admissionais e demissionais

Thiago destacou os avanços do Sesi no estado, especialmente no que diz respeito ao programa ASSIST, que realiza um screening de saúde populacional por meio de uma avaliação de saúde e segurança do trabalhador da indústria. Com base nisso, são implementadas diversas ações para promover a saúde integral dos colaboradores e apoiar as empresas envolvidas.

Aprovação dos colaboradores

A aprovação unânime dos trabalhadores reflete a eficácia e o impacto positivo do projeto implementado no canteiro de obras. Como expressou Antonildo Silva, motorista maranhense. "O ambiente de trabalho é excelente, com atividades de futebol, jogos e lazer, além de serviços essenciais como atendimento odontológico. Estou impressionado e muito feliz com essa iniciativa."

Leonardo de Oliveira, sinaleiro na obra, também expressou a satisfação dos trabalhadores com o projeto. “Além dos jogos e da diversão, o acesso aos serviços de saúde oferecidos pelo Sesi é fundamental. Trabalhar aqui tem sido uma experiência muito positiva para mim e meus colegas, mesmo estando longe de casa.”

visita dn
Construrindo Bem-estar vai beneficiar mais de 1.200
colaboradores no canteiro de obras

"Um canteiro de obras pode ser simplesmente um canteiro de obra, pode virar um ambiente de acolhimento e de cuidado com a sua alimentação, com seu bem-estar e com a sua saúde. Aqui não estamos apenas testemunhando um local de trabalho, mas sim um ambiente de acolhimento e promoção da saúde dos trabalhadores", destacou Alexandre Serafim, superintendente do Sesi MT, que acompanhou a vistoria.

De acordo com ele, a visita do Sesi Nacional busca teve como objetivo trocar experiências e aprimorar os projetos e negócios da área de Saúde e Segurança do Trabalho para a Indústria desenvolvidos pelo Sesi MT. “A intenção é replicar e expandir iniciativas que promovam o bem-estar dos trabalhadores em todo o país, garantindo um ambiente laboral mais saudável e acolhedor para todos.

A comitiva visitou ainda a unidade do Sesi Rondonópolis, onde conheceu a estrutura física e os equipamentos para a realização detodos os exames necessários para contratação. O processo de seleção de trabalhadores envolve uma variedade de exames, desde testes toxicológicos até exames oftalmológicos e de malária, dependendo do cargo.

“O Sesi executa esses exames de acordo com uma grade específica, atendendo não só esse projeto, mas também outras 349 indústrias. A unidade, equipada com tecnologia de ponta, atende em média de 130 a 160 trabalhadores por dia, com uma equipe de aproximadamente 20 a 30 profissionais de saúde dedicados à operação”, explica a gerente da unidade, Márcia Ribeiro.

O grupo contou com a presença dos gerentes de Saúde e Segurança da Indústria, Márcio Alves, de Relacionamento de Negócios, Sidney Rossa, de Desenvolvimento de Negócios, Wesley Teixeira, da coordenadora de Gabinete, Naremberg Rondon, entre outros.

Texto: Viviane Saggin

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555