Em busca de solução estratégica para o lixo, alunos criam brinquedos e robôs com materiais recicláveis
Os alunos do Sesi Escola de Várzea Grande estão atentos às questões ambientais. Rotineiramente eles são mobilizados a pensarem estratégias que solucionem a problemática do lixo. Desta vez, os estudantes da educação infantil e ensino médio da unidade escolar tiveram que colocar em prática o aprendizado obtido em sala de aula e foram desafiados a utilizarem materiais recicláveis na criação de protótipo de carro, robôs e brinquedos.
A atividade foi realizada com diversas turmas e em disciplinas diferentes que estão alinhadas a temática deste ano da escola, que é o ‘caminho do lixo’. Até na aula de matemática foi possível trabalhar o assunto. Os estudantes do 1° ano do ensino médio dos cursos de mecânica e mecatrônica industrial abandonaram o tradicional papel e caneta para calcularem distância. Eles turbinaram o método conservador de fazer conta e criaram um protótipo de carrinho com materiais recicláveis para computar a velocidade média que suas invenções conseguiam atingir.
O objetivo foi apostar em ações práticas para estimular os discentes a serem protagonistas do próprio aprendizado a partir soluções criativas, sustentáveis e inovadoras, como propõe a cultura Maker. Animado com a dinâmica, Gabriel Freitas do1° ano de mecatrônica gostou de fazer a atividade fora dos padrões tradicionais de ensino. Ele conta que o aprendizado fixa melhor dessa forma.
“Gostei de fazer algo fora do convencional e colocar em ação uma matéria que estudamos teoricamente. Durante a aula, atendi mais sobre a velocidade média, pude criar pequenas comparações com atividades feitas no cotidiano que utiliza o conteúdo como princípio”, descreve.
A jovem Rafaela Franco, do 1° ano de mecatrônica, encarou o desafio com diversão. A integração das equipes foi um ponto positivo para ela. “A aula foi diferente do que costumamos ter. Fizemos um carrinho e colocamos em prática o cálculo de matemática sobre velocidade média. O mais divertido disso foi a integração com as outras turmas. Criei boas memórias com os meus amigos”, afirma a aluna.
Além dos jovens, a criançada do 1° ano e 2° ano do ensino fundamental também colocaram a mão na massa e construíram robôs e brinquedos utilizando materiais que seriam descartados. A atividade foi desenvolvida nas aulas do componente curricular de Educação Empreendedora e Arte. Conforme a gerente da instituição, Luciana Brandão, a família foi integrada no trabalho.
“Os responsáveis pelos alunos ajudaram eles na construção dos robôs e brinquedos. A ideia é fortalecer o vínculo escola-família e incluir a família no trabalho de a conscientização sobre o descarte correto do lixo e reciclagem”, pontuou Luciana, que ainda informou que o assunto estará presente nos Jogos Escolares, no Torneio Interno de Robótica e na Festa da família.
Texto: Fernanda Nazário