Unindo forças: Seduc e Sesi MT discutem parceria para promoção da inclusão de autistas nas escolas
Na manhã desta sexta-feira (12.04), gestores e equipe técnica do Serviço Social da Indústria (Sesi) MT foram apresentados ao Projeto Autismo na Escola. Desenvolvido pela Secretaria Adjunta de Gestão Educacional (Sage), por meio da Superintendência de Diversidades (Sudi), com apoio da Coordenadoria de Educação Especial (Coes), a iniciativa visa promover a inclusão e o bem-estar de crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas das redes estadual e municipal, com ampliação para unidades particulares.
O encontro, marcado pelo intercâmbio de conhecimentos e experiências, contou com a presença da secretária adjunta de Gestão Educacional da Sage, Nadine Botelho, que reiterou o compromisso em promover ações voltadas para a comunidade escolar e para o desenvolvimento de políticas públicas que atendam às necessidades específicas desses alunos.
Um dos pontos altos da reunião foi a apresentação do caderno orientativo do projeto e da cartilha "Autismo: sonho de menino", elaborada a partir das experiências de vida do médico residente Eña Rezende, autista suporte 2. Desde 2023, a Seduc distribuiu meio milhão de exemplares nas redes de ensino, fornecendo suporte fundamental para a formação continuada dos professores que lidam com a educação especial.
Paula Cunha, coordenadora de Educação Especial da Seduc, detalhou os objetivos e os avanços da iniciativa em todo o estado, destacando a adesão das unidades escolares, a realização de palestras e oficinas, bem como os resultados alcançados até 2023. “Com um alcance significativo de mais de 282 mil estudantes e proporcionando diagnósticos de TEA para mais de 1.900 crianças e jovens, o projeto demonstra sua relevância e eficácia na promoção da inclusão e da conscientização”, avaliou.
Nadine enfatizou ainda que a agenda marca o início de um diálogo frutífero com o Sesi, reconhecendo a instituição como a primeira rede particular a aderir à iniciativa. “É de extrema importância que consigamos expandir o projeto para as escolas particulares, visando alcançar um público ainda mais amplo e promover uma educação inclusiva em toda a sociedade”.
Por sua vez, o superintendente do Sesi MT, Alexandre Serafim, reafirmou o compromisso da instituição com a valorização da diversidade no ambiente escolar, garantindo o direito à formação de qualidade para todas as crianças, incluindo aquelas com TEA. “Estamos comprometidos com a causa e abertos a promover uma discussão mais ampla sobre a educação e a rotina dos autistas, capaz de promover transformações significativas na educação e na sociedade como um todo.”
O encontro contou com a participação dos gerentes Fernando Pereira e Wesley Teixeira, e da coordenadora Elizanjela Zucher, do Sesi MT, evidenciando o engajamento de diversas partes interessadas na construção de uma sociedade mais inclusiva e acolhedora para todos.
Texto: Viviane Saggin