Aniversário de Cuiabá: Gastronomia e música regional atraem milhares de pessoas para o Sesi no Parque
Em tributo à cultura e gastronomia cuiabana, o Parque das Águas se transformou na noite deste sábado (06.04) num palco de festa em celebração aos 305 anos de existência da capital mato-grossense. Quem estava de passagem ou aqueles que se programaram para o evento realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi MT) foram conquistados pelas músicas regionais e o tradicional chá com bolo.
O concerto "Cuiabá que a gente ama”, organizado pelo projeto Sesi no Parque, ganhou um ritmo diferenciado ao misturar notas clássicas da Orquestra Sesi MT com os talentos musicais dos cantores Dilson de Oliveira, Gilmar Fonseca, João Eloy e Roberto Lucialdo.
Ao reunir os moradores dos bairros mais tradicionais da capital, o resultado do evento só poderia ser muita diversão e dança. Marlene de Souza, de Dom Aquino, e seu namorado Marcos Costa, do CPA II, são prova disso. Os dois são apaixonados por lambadão e deixaram o público boquiaberto com o gingado que mostraram na pista. “Viemos aqui para dançar e aproveitar esse evento lindo. Todos estão de parabéns. Isso evidencia mais a nossa cultura, que é fantástica”, diz Marlene.
Fã incondicional de Roberto Lucialdo, Maria Eliza Carvalho, de Várzea Grande, não conteve a emoção enquanto seu ídolo cantava. Ela tem atraso no desenvolvimento neuropsíquico e motor e seus pais realizaram seu desejo de ir ao show. “Ela ouve todos os dias as músicas dele e assiste aos vídeos no YouTube”, conta o pai de Maria, Bento Gonçalves.
Setenta e cinco quilômetros de distância não foram capazes de separar Iraci Pereira e seu marido, Lourival Silvia, da festança. Eles saíram de Jangada no rastro de rasqueado de qualidade. “Vi na TV que os meninos iam cantar e trouxe meu esposo para sacudirmos o esqueleto”, argumentou a dona de casa, que é devota de São Benedito e aproveitou o hino do seu santo padroeiro para levantar preces.
Entre a plateia estava a família do músico Dilson, que chegou de caravana com mais de 10 pessoas para apreciar o artista. “Não poderíamos perder essa oportunidade de celebrar o aniversário da cidade que amamos ao lado do nosso querido irmão”, afirma Dalci Oliveira, que estava acompanhado da esposa, outros irmãos, sobrinhos, cunhados e cunhadas.
Após o concerto, foi realizado sorteio de cestas com produtos cuiabanos. A população ainda desfrutou de um delicioso banquete com variados tipos de bolo e chá, em alusão ao lanche mais tradicional da capital, o famoso chá com bolo.
O público teve a oportunidade de mergulhar no rico universo da cultura mato-grossense e conferir a união entre música, dança e gastronomia de qualidade. Para o gerente de Inovação Social e Cultura do Sesi, Fernando Pereira, a ação engrandece as singularidades da cidade verde. “Nossa missão é proporcionar ao cidadão uma experiência rica e agradável na nossa cidade. Aqui tem música boa, comida maravilhosa e gente acolhedora. O Sesi tem como missão potencializar essas particularidades que fazem parte da nossa tradição”, pontuou Fernando, acrescentando que até o final do ano a temporada do Sesi no Parque vai divertir e emocionar pessoas de todas as idades.
O Sesi no Parque é uma realização do Sesi MT em parceria com o Ministério da Cultura, patrocinado pela Bom Futuro e com apoio cultural da TV Centro América e Rádio Centro América.
Texto: Fernanda Nazário