Qualidade de vida no trabalho: confira 7 dicas para reduzir doenças ocupacionais e acidentes nas empresas
No próximo sábado, 6 de abril, o país celebra o Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida. Tradicionalmente, essa data era associada ao ambiente hospitalar ou ao convívio familiar. No entanto, com o avanço dos direitos trabalhistas e uma compreensão mais ampla sobre o impacto do ambiente de trabalho na saúde, tornou-se claro que a discussão sobre saúde e bem-estar não poderia mais ser confinada a esses contextos.
As empresas estão, cada vez mais, comprometidas em criar ambientes laborais seguros e saudáveis, disponibilizando uma cartela de serviços que promovam satisfação, prazer, valorização, segurança, bem-estar e motivação do profissional. Isso associado a benefícios e salários atrativos. Ao imprimir esse combo na cultura organizacional, o empreendimento afasta os riscos à saúde física e mental do colaborador, além de reduzir o absenteísmo. Afinal, investir na saúde dos funcionários não é apenas uma escolha moral, mas também uma estratégia inteligente para garantir o sucesso a longo prazo de qualquer organização.
Para aplicar esses serviços na prática são necessárias melhorias de infraestrutura e de comportamento, explica o médico do Trabalho do Serviço Social da Indústria (Sesi MT), Ediney Espínola. “Considerar a satisfação pessoal que o funcionário consegue obter enquanto exerce sua função é essencial para o crescimento do negócio, pois uma equipe feliz e saudável otimiza o serviço e produz melhor”, destaca.
Mas em que tudo isso influência? Segundo a Associação Nacional de Medicina do Trabalho, ter saúde e qualidade de vida no trabalho reduz a taxa de estresse, ansiedade, depressão, suicídio, Ler/Dort, Síndrome de Burnout, entre outras doenças que podem ser desencadeadas com ambiente laboral insalubre ou tóxico à saúde emocional.
Para prevenir essas doenças e promover saúde e qualidade de vida na empresa, a coordenadora de Promoção da Saúde do Sesi MT, Dayane dos Santos, apresenta algumas dicas. “Há várias estratégias e práticas que podem ajudar a trazer mais qualidade de vida para equipe. Desde hábitos físicos até aqueles que envolvem mais os aspectos socioprofissionais”, pontua.
Confira as dicas
1. Ergonomia: Certifique-se de que as estações de trabalho são ergonomicamente corretas, para reduzir o risco de lesões por esforço repetitivo e outros problemas relacionados ao exercício da profissão;
2. Pausas ativas: Incentive pequenas pausas durante o dia para que os funcionários possam se levantar, esticar ou caminhar um pouco. Isso pode ajudar a reduzir o estresse e aumentar a circulação;
3. Promoção de atividade física: Ofereça incentivos para práticas esportivas, descontos em academias, grupos de corrida ou caminhada;
4. Alimentação saudável: Promova o hábito da alimentação saudável, organize palestras ou workshops sobre nutrição;
5. Programas de redução de estresse: Workshops sobre gestão do estresse, sessões de mindfulness e meditação podem ajudar a melhorar o bem-estar mental dos colaboradores;
6. Acesso a programas de saúde mental: Ofereça acesso a programas de apoio à saúde mental, como linhas de apoio psicológico ou parcerias com terapeutas;
7. Campanhas de conscientização: Realize campanhas regulares sobre diferentes temas de saúde, como prevenção de doenças crônicas, importância do sono, e medidas para parar de fumar.
Essas ações podem ser implementadas em empresas de qualquer porte e setor, com o objetivo de garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores e, consequentemente, a produtividade e a qualidade dos serviços prestados.
Programação do Sesi
Com foco em ajudar as indústrias a levarem mais qualidade de vida aos trabalhadores, o Sesi MT traz neste mês soluções simples e eficientes que potencializam a saúde e bem-estar no ambiente de trabalho.
06 de abril - Dia Nacional de Mobilização Pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida
Serviços Ofertados:
• Palestra Qualidade de Vida | Duração: 1h
• Sesi Ginástica na Empresa
• Sesi na Pista
• Sesi Corporativo (grupos de corridas, caminhada, treinamento funcional, futsal, vôlei, treinamento em academia)
8 Abril - Dia Mundial do Combate Ao Câncer
Serviços Ofertados:
• Palestra Câncer de Mama | Duração: 1h
• Palestra Câncer de Próstata | Duração: 1h
28 Abril - Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e doenças do Trabalho
Serviços Ofertados:
• Palestra Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva | Duração: 1h
• Palestra Noções de Prevenção de Acidentes no Trabalho | Duração: 1h
28 Abril - Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho
Serviços Ofertados:
• Palestra Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva | Duração: 1h
• Palestra Noções de Prevenção de Acidentes no Trabalho | Duração: 1h
• Palestra Programa de Gerenciamento de Risco (PGR) | Duração: 1h
Texto: Fernanda Nazário