EJA: Material didático exclusivo do Sesi será utilizado na rede pública do estado em ação inédita
O material didático da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Serviço Social da Indústria (Sesi) será, pela primeira vez no Brasil, utilizado como referência em escolas públicas. De olho na qualidade e eficiência do conteúdo, a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc) adquiriu os livros e enviou um grupo de multiplicadores para formação junto ao Sesi MT. A proposta é esmiuçar o método inovador para os docentes aplicarem em sala de aula.
O workshop de formação, realizado nos dias 26 e 27, na Univag, reuniu cerca de 90 professores que atuam nas Diretorias Regionais de Educação dos municípios de Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Diamantino, Sinop, Pontes e Lacerda, Juína, Rondonópolis, Matupá, Primavera do Leste, Tangará da Serra, Cuiabá e Várzea Grande.
Os docentes integram um núcleo de profissionais que vão multiplicar o aprendizado com os demais professores de suas respectivas regiões, até que os 141 municípios do estado estejam alinhados ao novo conteúdo.
O material da EJA foi concebido pelo Departamento Nacional (DN) do Sesi e é adotado pela rede Sesi de Educação em todo o país. Com o intuito de colaborar com a Seduc nesse processo, o DN convidou o Sesi de Mato Grosso para conduzir a formação detalhada junto ao grupo de docentes.
Essa troca de conhecimento é avaliada positivamente pela professora Maria Estela Rodrigues, de Juína, que tem como desafio na região a evasão dos estudantes. “Minha expectativa é que essa formação nos auxilie a manter as aulas mais atrativas para que eles permaneçam até o final do curso e, dessa forma, alcancem o diploma do ensino fundamental e médio”, pontua.
O gerente de Educação do Sesi MT, Fernando Pereira, afirma que os jovens e adultos serão os principais beneficiados com essa ação. “Os estudantes terão à disposição o melhor material didático do país. Isso mostra que somos exemplo nacional quando o assunto é qualidade no ensino. A iniciativa coloca a educação pública da EJA de Mato Grosso em evidência, visto que o estado está buscando oferecer o que tem de melhor no mercado aos discentes das escolas estaduais”.
Diminuir a evasão da sala de aula e promover atividades que gerem resultados na vida intelectual e profissional dos jovens e adultos é o intuito da Seduc. A superintendente de Diversidade do órgão estadual, Andreia dos Reis, entende que esse processo terá mais celeridade a partir da formação. “Quem se apropria da informação ministrada aqui consegue agir de maneira mais assertiva de acordo com as necessidades dos estudantes. E esse material vai ser imprescindível para nós nesse momento”, acredita.
A formação
Durante os dois dias de workshop, os formadores do Sesi MT trabalharam com os educadores da Seduc o sistema estruturado de ensino, sua proposta pedagógica e o desenvolvimento das habilidades para a melhoria da aprendizagem do estudante da EJA.
A equipe também abordou o material didático como suporte e plano de Intervenção como estratégia para a melhoria da aprendizagem dos alunos. A formação é realizada por área de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências humanas e Ciências da natureza.
De acordo com a analista de Educação do Sesi, Maristela Bittencourt, o evento foi uma oportunidade para os educadores aprenderem diretamente com os formadores da instituição que conhecem o conteúdo, desde a sua criação. Os participantes têm a chance de fazer perguntas, discutir estratégias de ensino e obter uma compreensão mais profunda da metodologia do material didático.
“Estamos entusiasmados em compartilhar nosso conhecimento e experiência com a Seduc. Acreditamos que nossa ferramenta de ensino é valiosa para melhorar a qualidade da educação. Estamos ansiosos para ajudar os educadores a utilizá-la da maneira mais eficaz possível”.
O consultor do Departamento Nacional do Sesi, Genuíno Bordignon, destaca a experiência da empresa na educação. “Essa parceria com o setor público é importante porque mostra que somos cases de sucesso e podemos colaborar na melhoria do ensino aprendizagem”.
Texto e Foto: Fernanda Nazário