Com participação do Sesi MT, comissão do Campeonato Ibero-Americano de Atletismo é recebida no Palácio Paiaguás
Representantes da comissão organizadora e parceiros do Campeonato Ibero-Americano de Atletismo foram recebidos no Palácio Paiaguás, nesta sexta-feira (15), dando início a uma série de visitas técnicas aos locais de competição, percurso de provas de marcha atlética e alojamentos para os atletas.
O evento está programado para ocorrer entre os dias 10 e 12 de maio, no Centro Oficial de Treinamento (COT) daUniversidade Federal de Mato Grosso(UFMT), em Cuiabá.
A comitiva, recebida pelo secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Jeferson Neves e pela secretária de Comunicação, Laice Souza, foi composta por dirigentes de diversas entidades, incluindo a Associação Ibero-Americana de Atletismo (AIA), a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), a Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT), a UFMT e o Serviço Social da Indústria (SesiI MT).
Jeferson Neves, lembrou que o Estado tem trabalhado muito para industrializar a sua produção e o Sistema Fiemt está incluído nesse processo. “Ter a Fiemt, por meio do Sesi MT, junto no campeonato, dentro das nossas competições, nos orgulha bastante. Quero agradecer o nome do governador, da secretaria e de todo o governo, por mais esse importante apoio.”
Por sua vez, o presidente da CBAT, Wlamir Motta Campos, enfatizou a necessidade de ampliar o apoio da indústria local ao atletismo, visando agregar valor aos eventos esportivos e promover a saúde. "Nós temos conversado com o presidente do Sistema, Silvio Rangel, para que as indústrias mato-grossenses acolham também o atletismo, por meio de leis de incentivo, de projetos", disse.
Alexandre Serafim, superintendente regional do Sesi MT, reafirmou o compromisso da instituição com a promoção da saúde e com o esporte. "Já fomos parceiros do no Troféu Brasil, no ano passado, e agora vamos estar juntos com vocês para a fazer um evento, que muda a vida de muita gente, dos nossos alunos, dos nossos e dos atletas".
Estiveram presentes na ocasião autoridades internacionais, como Oscar Fernandez Cáceres e Luis Condeso Ocampo, presidente e secretário geral da AIA, respectivamente, e Julio Roberto Gomes Gaitan, delegado técnico da AIA para o evento, entre outros, além de Claudio Roberto de Castilho, diretor executivo da CBAt, Lucimara Vicente, coordenadora de competições, Martinho Nobre dos Santos, diretor da competição, Tomires Lopes, presidente da FAMT, e Fabricio Carvalho, Pró-Reitor de Cultura, Extensão e Vivência da UFMT.
A competição
O campeonato é uma competição de atletismo em nível de seleções nacionais que se disputa a cada dois anos entre países ibero-americanos mais Andorra e dos países africanos onde a língua oficial é o espanhol ou o português. A primeira edição aconteceu em 1983 na cidade espanhola de Barcelona. Já receberam edições no Brasil as cidades de Manaus-1990, Rio-2000, São Paulo-2014 e Rio-2016.
O evento é promovido pela Associação Ibero-Americana de Atletismo e organizado pela Confederação Brasileira de Atletismo, com o patrocínio das Loterias Caixa e do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secel, e apoio do Sesi MT, UFMT e FAMT.
Texto e fotos: Viviane Saggin