Dia da Escola: Confira os benefícios de uma família participativa na educação dos filhos
Nesta sexta-feira (15.03) é celebrado o Dia da Escola e um dos maiores desafios da instituição de ensino é integrar a família no processo de aprendizagem do aluno. Mais que participar de reuniões bimestrais e cobrar as tarefas, a presença ativa dos pais na vida dos filhos impacta diretamente na formação integral deles.
Entre os benefícios na relação família e escola destacados pela supervisora de Relações Humanas do Sesi Escola Cuiabá, a psicologia Nádia Pecora, está o fortalecimento da relação, tempo de qualidade com os jovens, autoestima, redução da indisciplina e estímulo às habilidades sociais.
“A participação dos pais e responsáveis mostra para os filhos que eles são valorizados e apoiados por duas instituições fundamentais para o desenvolvimento humano. Isso reforça a autoestima do aluno e o ajuda no crescimento emocional, socioemocional, além do educacional. Dessa maneira, os jovens constroem vínculos sólidos e se sentem mais seguros para diálogo.”, explica.
A psicóloga aponta ainda que, ao se sentir confiante e valorizado, o estudante tem melhor desempenho nas aulas e o processo de aprendizagem deixa de ser um fardo. “A comunicação entre aluno-instituição de ensino-família flui de forma leve, sem ruídos. A partir daí, uma parceria consolidada é instituída, melhorando o comportamento das crianças e jovens no espaço educacional e no convício social”, pontua.
Família na escola, alunos de sucesso
Ciente do seu papel como parceria no processo de ensino dos filhos, Kelly Martins é executiva sindical e mãe de Karoliny Pinheiro, 15 anos, e Matheus Pinheiro, 16 anos, estudantes do ensino médio do Sesi Escola Cuiabá. Para garantir o sucesso dos jovens, ela enfatiza a importância de estar ativamente envolvida em suas vidas.
“Sou filha de professora aposentada e tenho convicção de que a educação transforma o mundo. Ensino meus filhos diariamente que o futuro é hoje e precisamos valorizar esse momento único que estamos vivendo na escola”.
Kelly é aquele clássico tipo de mãe multitarefas que, apesar da correria do dia, faz malabarismo para se dedicar ao trabalho, filhos, casa, esportes, amigos, saúde. “Participo das reuniões, dos eventos, falo constantemente com a coordenação e professores, olho os cadernos deles, leio os recados. Entendo que minha presença na formação torna o aprendizado mais feliz, além de mostrar que o maior patrimônio que posso deixar aos meus filhos é a educação”.
Outra mãe assídua na escola é Eliane Castro. Ela acompanha de perto o progresso escolar da filha Ana Julia Coelho, 16 anos, do 2° do ensino médio. “Sei da responsabilidade que é ter um filho neste mundo desordenado. Procuro estar atenta porque acredito que a educação move o universo. "É fundamental estabelecer parceria com a escola, pois sozinha ela não pode garantir uma formação completa aos alunos. A colaboração entre pais e escola é essencial para proporcionar um ambiente onde nossos filhos se sintam seguros, amados e valorizados."
Elaine destaca a importância de seu envolvimento com a instituição de ensino para fortalecer a relação de confiança entre aluno, escola e família. "Mantenho uma proximidade constante. Entrego pessoalmente atestados, comunico quando minha filha chega atrasada por mensagem. Essa conduta promove uma confiança mútua entre nós e a escola", enfatiza.
Fortalecendo as relações
O fortalecimento da comunidade escolar também colabora para o sucesso do aluno. A consolidação dessa relação ocorre com o envolvimento dos pais, empenho do estudante e articulação dos professes, que atuam em sinergia nesse processo.
Com intuito promover a integração entre os membros dessa comunidade, as unidades do Sesi Escola Cuiabá e Várzea Grande realizam anualmente a ‘Festa da Família’, que alcança mais 4 mil pessoas. Todos dão uma pausa na rotina para assistir as apresentações culturais, como dança e teatro, desenvolvidas pelos alunos. O ambiente descontraído permite estreitamento dos laços entre os convidados.
Em Várzea Grande, a gerência da escola promove ainda o ‘Café com a diretora’, um espaço despretensioso de confiança para os pais ou responsáveis dialogarem com a instituição. “Eles escolhem o horário mais conveniente. Durante encontro, compartilhamos ideais para melhorar a qualidade da educação e gestão da unidade”, explica a gerente da unidade, Luciana Brandão.
Texto: Fernanda Nazário