Voltar

F1 in Schools: Equipe Tucaré aposta em novo design de carro para torneio nacional

01/03/2024 - 13h01
carro tuaré
As rodas puderam ser diferenciadas em tamanho, com as
traseiras maiores. Foto: Viviane Saggin

Na corrida frenética pela excelência na competição F1 In Schools, a Tucaré,do Sesi Escola Cuiabá, desafiou as convenções com um novo design de carro e revolucionou na pista. Durante o Torneio Sesi de Robótica, que termina neste sábado (02.03), em Brasília (DF), a equipe apresentou a nova geração do carro de corrida em miniatura.

A escuderia, que une os poderes do tucano e do jacaré em seu nome, se destaca pela velocidade e inovação. Sob a liderança e gestão de negócios de Luiz Arthur, a Tucaré abraçou as novas regras impostas nesta temporada do evento e foi em busca de superar os desafios com criatividade e engenhosidade.

As mudanças recentes desafiaram até mesmo os veteranos da competição. “Com a necessidade de adotar regulamentos internacionais que antes só eram aplicados em competições globais, a equipe teve que repensar completamente o design e a engenharia por trás de seu carro de corrida”, explica Luiz.

De acordo com ele, um dos elementos cruciais que tiveram que ser incorporados foi o "ralo", uma adição de segurança que protege a cabeça do piloto e que anteriormente não era exigido. Além disso, as rodas puderam ser diferenciadas em tamanho, com as traseiras maiores que as dianteiras, o que exigiu uma abordagem totalmente nova para otimizar o desempenho aerodinâmico do veículo.

carro tuaré
O verdadeiro ponto de diferenciação, no entanto, veio
com o design do carro. Foro: Viviane Saggin

O verdadeiro ponto de diferenciação, no entanto, veio com o design. Sob a direção de Felipe Sabóia e Manuella Pedrotti, a equipe usou tecnologia de ponta, como o software de design Fusion 360, para criar um carro que não apenas ‘voa’ pela pista, mas também é uma obra de arte aerodinâmica. “Desde a primeira geração do carro, nos inspiramos nos majestosos animais do Pantanal, o tucano e o jacaré, e nossa equipe apresenta uma identidade visual marcante que reflete nossa paixão pela região”.

Desde o aerofólio dianteiro modelado à semelhança da cauda do réptil até o design inovador na zona superior inspirado no bico da ave, cada detalhe do carro foi cuidadosamente concebido para maximizar o desempenho e incorporar a essência do Pantanal.

Estratégias

Mara Tereza, Jessé Maia Rios e Carlos Juliani, os mentores técnicos da equipe, lideraram o caminho para inovações em áreas que vão além da engenharia, incluindo gestão de projetos, comunicação e estratégias de marketing. “A Tucaré não apenas seguiu as novas regras; eles as abraçaram como uma oportunidade para se destacar ainda mais”, concordam.

Sob a liderança de Gyovanna Jardim, eles aplicaram técnicas de marketing inovadoras para promover sua equipe, enquanto Geovanna Cristina garantiu que as finanças estivessem em ordem para apoiar seus ambiciosos planos.

carro
Carro da Tucaré em destaque no torneio em Brasília.
Foto: Viviane Saggin

Com a criação de um novo "persona" e a aplicação de novas estratégias de empreendimento, a escuderia está definindo um novo padrão para o que é possível na competição.

“À medida que a equipe se preparava para enfrentar seus concorrentes em Brasília, os estudantes carregaram o peso das expectativas locais e o orgulho de representar o Pantanal em um palco nacional. Com sua combinação única de inovação, paixão e determinação, a Tucaré está pronta para voar alto e deixar sua marca na história da competição F1 In Schools”, declara o gerente de Educação do Sesi MT, Fernando Pereira.

Textos e fotos: Viviane Saggin

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555