Curso de gastronomia ofertado pelo Sesi MT e Nexa desperta o empreendedorismo em Aripuanã
Os 102 participantes do curso de Gastronomia Social, fruto da parceria entre a Nexa e o Serviço Social da Indústria (Sesi MT) em Aripuanã, celebraram a conclusão das atividades de capacitação. Ao longo da formação, os alunos aprenderam técnicas de cozinha sustentável, alimentação saudável, empreendedorismo social e reaproveitamento integral dos alimentos. A iniciativa também contou com a parceria da Prefeitura de Aripuanã, que cedeu o espaço da cozinha e os utensílios para a realização do curso.
A funcionária pública Josinete Benites, de 43 anos, resolveu participar do curso para se desafiar. Com conhecimentos básicos, seu desejo era de aprender, de fato, a cozinhar. “Eu fiz o meu o primeiro brownie (sobremesa de chocolate típico da culinária dos Estados Unidos) para celebrar esse momento. Quero ir além, penso em montar um novo negócio no ramo da gastronomia. Tenho no meu DNA o empreendedorismo, já tive uma loja de fotografia e agora quero voltar a ser dona de um próprio negócio”, relatou.
Leidiane Pires trabalha na área de beleza e estética e conta que sempre gostou de cozinhar para os parentes e amigos. Com a conclusão do curso, ela também sonha em empreender. “Esse conhecimento todo que conquistei aqui veio agregar muito mais em minha formação e em minha vida futura. Eu gosto de cozinhar, gosto de doces e com essa oportunidade penso em comercializá-los”, afirmou a esteticista.
Para o coordenador de Gestão Social da Nexa em Aripuanã, Sérgio Oliveira, a gastronomia é um vetor potente de geração de emprego e renda. “Agora os concluintes do curso poderão aplicar esses conhecimentos para montar seus próprios negócios e investir na geração de renda. Afinal, a gastronomia fomenta as parcerias e fortalece o empreendedorismo por meio da valorização dos sabores e peculiaridades da culinária local”, garantiu.
Fernando Pereira, gerente de Inovação Social do Sesi MT, destaca que a formação aprimorou as habilidades culinárias dos participantes e promoveu uma conexão mais profunda com a gastronomia regional, enfatizando boas práticas de manipulação de alimentos e reforçando o compromisso com a sustentabilidade alimentar.
“O sucesso da iniciativa evidencia a importância do investimento em qualificação e educação para o desenvolvimento local e melhoria da qualidade de vida das pessoas, bem como a valorização da identidade cultural. É importante ressaltar, ainda, que a parceria entre a Nexa, o Sesi MT e a comunidade foi fundamental para viabilizar esse projeto e promover impacto positivo em Aripuanã”, afirmou Pereira.
As aulas, que tiveram início no segundo semestre 2023, se encerraram com êxito no dia 18. O sucesso foi tanto que as duas instituições já planejam novas turmas para 2024.
Na cerimônia de entrega de certificado para a última turma, marcaram presença a analista de Gestão Social da Nexa, Andreia Pereira, a professora de gastronomia Thaise Germano, o coord. adm/fin. do Senai Aripuanã Lucas Oliveira, Izabela Bonfá, da equipe de Inovação Social, representantes da prefeitura, entre outros.
Texto: Viviane Saggin com Assessoria Nexa