EJA: estudantes do Sesi Rondonópolis concluem estudos e resgatam sonho de futuro promissor
Quem vê a alegria de Clair Aparecida Antunes, 53 anos, não imagina que ela precisou enterrar por 37 anos o sonho de uma carreira consolidada. Os percalços da vida forçaram ela interromper os estudos, mas Clair sempre cultivou o desejo de um futuro promissor e hoje comemora a promoção como coordenadora do Ganha Tempo de Rondonópolis, cargo alcançado após a conclusão do ensino médio com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) ofertada sem custo pelo Serviço Social da Indústria (Sesi).
“Sempre tive oportunidades de trabalho, porém as vagas exigiam o diploma do ensino regular e eu não tinha porque nunca consegui estudar de forma rápida e que pudesse conciliar com outros afazeres”, conta Clair, que revela o segredo que a fez permanecer esperançosa e persistente. “Nunca é tarde para concretizar nossos sonhos sejam eles quais forem. Lembre-se de nunca desistir no caminho e tudo o que começar terminar”.
Os sonhos de Clair não param por aí. Ela planeja iniciar em breve a faculdade de nutrição. Ao lado dela, outros 49 alunos da EJA do Sesi Rondonópolis foram certificados na noite desta quinta-feira (22.02), na cidade. Entre eles está o pensionista Gilson Geovane Soares, 44 anos. Ele largou os estudos há 15 anos para trabalhar.
“Voltei para uma sala de aula porque planejo um futuro melhor. Os professores facilitaram muito esse processo de retorno para mim. Sempre com carisma e dedicação ajudavam a cada dificuldade que aparecia e isso colaborou para eu receber esse certificado”, afirma Gilson.
Para o eletricista de veículo pesado, Abner de Moura Araújo, deixar de estudar é o mesmo que parar de sonhar. No auge dos seus 60 anos ele conserva um espírito jovial e a força necessária para vencer qualquer obstáculo. “Muitas pessoas me incentivaram a estudar por conta das oportunidades que terei a partir de agora. Passei por muita dificuldade durante minha trajetória, mas contei com apoio. Agora vou focar numa faculdade”, relata Abner.
Quem interrompeu os estudos básicos e deseja alcançar o diploma essa é a oportunidade. O Sesi de Rondonópolis está com 300 vagas abertas para a EJA. As matrículas podem ser feitas sem custo até a próxima quinta-feira (29.02), e o início das aulas está agendado para o dia 04 de março.
De acordo com a gerente da unidade, Márcia Ribeiro, as aulas são híbridas, com 80% da carga horária online e 20% presencial. “Os encontros presenciais serão realizados uma vez por semana (conforme calendário do curso). Nos quatro dias da semana em que o aluno não está no Sesi, ele pode acessar a plataforma de estudos de onde quiser e no melhor horário”.
O Sesi utiliza o método reconhecimento de saberes, metodologia reconhecida pelo Conselho Nacional de Educação, que avalia as experiências dos alunos a partir das suas vivências, eliminando assim algumas matérias que seriam cursadas, tornando o curso mais rápido.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da unidade do Sesi Rondonópolis: (66) 3410-2440.