Voltar

Dumonters: Engenharia, criatividade e paixão pelo desafio da robótica

21/02/2024 - 11h18
dumonters
Para dar vida ao robô, a equipe conta com uma gama
diversificada de talentos. Foto: Divulgação

A competição está acirrada, os ânimos à flor da pele e a adrenalina é palpável. No VI Festival Sesi de Educação, os holofotes também se voltam para a modalidade FIRST Tech Challenge (FTC), pela qual equipes de jovens apaixonados por tecnologia e inovação demonstram suas habilidades na arena de competição com robôs semiautônomos.

Entre essas equipes destaca-se a Dumonters, representante do Sesi Escola Várzea Grande, que retorna ao torneio nacional para mostrar todo o seu potencial. Com o robô Double Bis– Bloco de Corrente, os estudantes estão determinados a conquistar o seu lugar no pódio. Na 5ª edição do evento, o time trouxe para casa o Prêmio Pensamento Criativo (Think Award), que reconhece a melhor jornada do processo de projetos de engenharia.

O Double Bis é a materialização da criatividade, engenharia e trabalho árduo do grupo. Com 37 cm de altura, 39 de largura e aproximadamente 10 kg, o equipamento foi projetado para realizar tarefas desafiadoras, como coletar pixels do chão e depositá-los no bakdroop, além de pendurar-se e lançar um drone de papel, tudo isso dentro do tempo determinado.

Para dar vida ao robô, a equipe conta com uma gama diversificada de talentos: Angelina Coelho (engenheira chefe), Felipe Melo e Pedro Henrique Rodrigues (cadistas - fusion 360), Gabriel Barbosa (programador), Heloísa Xavier e Rafaella da Fonseca (gestoras de patrocínio), Julia Almeida e Isadora Silva (projeto social), Mariane Ramos (marketing e mídias sociais), Murilo Ribeiro (engenheiro de design), Sophia Ferreira (financeiro), além dos treines Victor Lopes (montagem) e Vinícius Pinho (programador). Todos sob a orientação atenta dos técnicos Carlos Eduardo Juliani e José Barros Junior.

Dumonters
Na FTC, os estudantes exploram conceitos avançados de
engenharia, utilizando diversas tecnologias.

“A cada temporada das competições de robótica da FIRST, os estudantes encaram um novo desafio, que segue o tema do ano. As missões na arena mudam, assim como os robôs, que precisam de novos mecanismos e programação para cumprir as tarefas”, explica Murilo, que está confiante no potencial da equipe: "Trabalhamos arduamente para construir um robô que seja eficiente. Estou confiante de que faremos um bom trabalho na competição."

Young Creators: Equipe do Sesi VG desenvolve projeto de robótica sustentável para Educação de Jovens e Adultos

Felipe Melo acrescenta: "Trabalhamos incansavelmente para garantir que nosso robô seja o melhor possível. Estamos confiantes de que ele será capaz de enfrentar os desafios."

O outro cadista da equipe, Pedro Henrique Rodrigues está ansioso para ver o equipamento em ação: "Passamos horas aperfeiçoando nosso robô e estamos prontos para competir. Mal posso esperar para ver como ele se sai na arena."

Na FTC, os estudantes exploram conceitos avançados de engenharia, utilizando tecnologias como rodas mecanum, impressão 3D e CAD para aprimorar seus robôs. Este ano, o tema CENTERSTAGE destaca a importância das habilidades STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) no mundo da arte e do design. “Nossa força está na nossa união. Cada um de nós desempenha um papel fundamental na equipe e estamos confiantes de que podemos alcançar o sucesso juntos", destaca o programador Gabriel.

F1 in Schools: Equipe Tucaré desenvolve projeto de educação financeira e empoderamento para aldeia Bakairi

Dumonters
Na modalidade, estudantse aprendem sobre trabalho em
equipe, inovação e resolução de problemas.

Além de robôs

A FTC vai além da construção de robôs. Os participantes aprendem sobre trabalho em equipe, inovação e resolução de problemas, enquanto desenvolvem suas habilidades STEAM. Além disso, eles se envolvem em atividades de arrecadação de fundos, marketing e divulgação comunitária para promover suas equipes.

Nesta VI edição do Festival Sesi de Educação, a Dumonters e outras 59 equipes competirão ferrenhamente por três vagas no mundial de Houston 2024.

Para essa turma, não se trata apenas de vencer, mas de celebrar o espírito da cultura maker, onde a paixão pela tecnologia e pela inovação os impulsiona a ir além dos limites do que é possível. O futuro é deles para criar e os Dumonters estão prontos para liderar o caminho.

Texto: Viviane Saggin

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema FIEMT / SESI-MT - ​​Serviço Social da Indústria
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555