Young Creators: Equipe do Sesi VG desenvolve projeto de robótica sustentável para Educação de Jovens e Adultos
A equipe Young Creators, formada por cinco alunos do Serviço Social da Indústria (Sesi MT), está pronta para marcar sua presença no Torneio Nacional da FIRST LEGO League (FLL), durante o VI Festival Sesi de Educação, que ocorre entre os dias 28 de fevereiro e 02 de março, no pavilhão do Parque da Cidade, em Brasília. Ao todo, 100 equipes de diversos estados brasileiros participam da competição na modalidade.
Inspirados pela inovação e sustentabilidade, os estudantes os alunos Ângelo Piffer, Ana Clara Louveira, Gustavo Alcântara, Guilherme Mileski e Maisa Xavier, sob a orientação técnica de Robson Correa e Luana Mariano Peralta, desenvolveram o projeto EJA Maker.
“A iniciativa leva a robótica para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) de forma acessível e sustentável. Dividido em módulos progressivos, o curso utiliza materiais recicláveis e tecnologia para engajar os alunos no mundo da robótica, alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, explica Angelo.
Combinando sua paixão pela ciência e tecnologia, com uma visão de futuro que busca impactar positivamente a sociedade, os estudantes aplicam oficinas em três módulos. No módulo 01, denominado "Criadores", exploram a criação de mecanismos não autônomos utilizando materiais recicláveis, estimulando a prototipagem e a energia cinética.
Sesi e Senai MT enviam oito equipes para maior festival de robótica do Brasil
Na segunda etapa, "Maker Autônomos", os participantes são desafiados a criar mecanismos que reajam a estímulos luminosos, promovendo a sustentabilidade por meio de energias renováveis. Para finalizar, na fase "Interação com as Formas da Natureza", os alunos utilizam elementos naturais para resolver problemas cotidianos, como no desenvolvimento de uma casa com telhado autônomo inspirado na estrutura celular das plantas.
A iniciativa teve início já no ano passado, na própria escola, com alunos que frequentam as aulas presenciais de EJA.
Determinação e dedicação em busca do troféu
A Young Creators conquistou a vaga para o nacional após ficar em terceiro lugar do pódio na etapa regional do Champion’s Award, a premiação principal na etapa regional em dezembro de 2023, realizada no Sesi Taguatinga, no Distrito Federal.
Na competição, os alunos também asseguraram o prêmio Desempenho do Robô, quando disputaram com outras 21 equipes, totalizando 153 competidores de cinco unidades federativas: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia.
Agora, em preparação para o Torneio Nacional, o time aprimorou seu robô, demonstrando sua dedicação em busca da pontuação máxima de 550 pontos. “Com determinação e compromisso, o grupo está confiante em seu objetivo de realizar todas as missões da mesa e trazer o troféu para casa” destaca o técnico Robson.
A modalidade
Reunidos em equipes de 2 a 10 participantes, os estudantes precisam elaborar um projeto buscando soluções para problemas da sociedade moderna. O tema desta temporada, MASTERPIECE, aborda a temática das artes. A maneira como compartilhamos nossos próprios hobbies e interesses com outros podem ser uma expressão do nosso eu criativo.
Além do projeto de inovação, os participantes precisam construir um robô de LEGO que é programado para realizar uma série de missões na arena de competição, além de outras categorias de avaliação como Design do Robô, que envolve Programação e, conceitos de trabalho em equipe, respaldadas pelos valores e princípios da competição.
Texto: Viviane Saggin