Equipe de MT se classifica para Festival Nacional Sesi de Robótica
A equipe Young Creators, formada por cinco alunos da escola de Várzea Grande do Serviço Social da Indústria (Sesi MT), conquistou o terceiro lugar do pódio da etapa regional do Champion’s Award, a premiação principal do Torneio Sesi de Robótica First Lego League (FLL) Challenge. Com a vitória, o time se classifica para o Festival Nacional Sesi de Robótica que acontece em março de 2024, em Brasília.
Além do troféu mais disputado, os estudantes Ângelo Piffer, Ana Clara Louveira, Gustavo Alcântara, Guilherme Mileski e Maisa Xavier, garantiram o prêmio Desempenho do Robô. A competição começou na sexta-feira, 8 de dezembro, e se encerrou neste sábado, dia 9. À tarde, os vencedores foram anunciados na cerimônia de premiação. Realizado no Sesi Taguatinga, o torneio reuniu 21 equipes, com 153 competidores ao todo, de cinco unidades Federação: DF, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia.
De acordo com Robson Correa, técnico do time, o evento foi emocionante para a equipe, que teve um início modesto, marcando 285 pontos no primeiro round. Após ajustes no robô, alcançaram 410 pontos no segundo round, garantindo o quarto lugar na mesa e a vaga nas semifinais. A equipe se destacou, avançando para as finais contra Elev3r.
Com uma diferença de 20 pontos, a Young Creators conquistou 455 pontos, vencendo a competição e recebendo o prêmio de Melhor Desempenho na mesa. “Na premiação oficial, conquistamos o terceiro lugar no Champion, assegurando a vaga para o Nacional e trazendo dois troféus para casa”. O técnico expressou satisfação com o resultado e destacou a determinação da equipe para o próximo desafio no ano que vem.
O estudante Guilherme compartilhou sua alegria ao trazer dois troféus para Mato Grosso. Ele descreveu o torneio como uma experiência animada, repleta de emoções intensas. "Choramos, gritamos, rimos juntos. Acreditamos até o fim que seria possível", enfatizando que o momento mais desafiador ocorreu quando parecia que tudo estava indo mal, e a felicidade máxima foi alcançada quando tudo deu certo. O garoto brincou sobre esses altos e baixos na competição.
Ana Clara, ainda impactada com as conquistas, acrescentou que o evento foi uma montanha-russa de emoções. Ela lembrou sobre a intensidade do torneio, destacando que a equipe enfrentou momentos desafiadores, mas conseguiu superar as adversidades. “Conquistar esses prêmios foram aspectos que tornaram o torneio inesquecível. Agora, vamos focar no próximo desafio, o Nacional, com a esperança de trazer mais conquistas para casa”.
Luana Peralta, também técnica da equipe, destaca que a experiência de orientar um time novato na competição foi profundamente gratificante. "Foi incrível acompanhar desde o início, testemunhando a superação de desafios, nervosismo e ansiedade. No geral, foi uma jornada emocionante e recompensadora. A dedicação de todos foi notável, e ver a evolução de cada membro da equipe foi especialmente gratificante", pontuou.
O time conta ainda com os traines Guilherme Zimmerman, Lucas Zimmerman, Maria Edith e Izabele Pereira.
Veja a lista completa dos vencedores:
Champion's Award
1º lugar: Elev3r (Sesi RO)
2º lugar: Albatroid (Sesi DF)
3º lugar: Young Creators (Sesi MT)
Técnico/Mentor Destaque
João Mateus Alves, da equipe Atomic (Sesi DF)
Desempenho do Robô
Young Creators (Sesi MT)
Core Values
Lego Field (Sesi DF)
Projeto de Inovação
Tech Vikings (Sesi MS)
Design do Robô
Bisc8 (Sesi DF)
Desafio do Robô
Tech Vikings (Sesi MS)
Prêmio dos Juízes
Compass (Bússola Atividades Educacionais – DF)
Prêmio Parceria
Albatroid (Sesi DF)
Equipes suplentes para o Festival Sesi de Robótica
Bisc8 (Sesi DF)
Lego Field (Sesi DF)
Tech Vikings (Sesi MS)
Texto Viviane Saggin