Sesi Escola apresenta inovações sobre o Sesi Connection 2.0
As unidades do Sesi Escola em Cuiabá e Várzea Grande marcaram uma semana de intensas atividades, destacando as inovações do programa de Língua Inglesa - Sesi Connection. Iniciado em 2022, o projeto já trouxe notáveis mudanças e agora se prepara para um salto significativo. Nas reuniões realizadas com a presença de pais, alunos e equipes, a gestão escolar enfatizou que uma das mudanças foi a introdução de duas aulas semanais de inglês desde a educação infantil até o 9º ano.
Para isso, os professores receberam treinamento metodológico aos sábados, visando uma abordagem imersiva, pelo qual o inglês é utilizado constantemente.
Em 2023, houve o aumento de aulas de 3 para 4 por semana, do 6º ao 9º ano, proporcionando uma prática ainda mais intensiva para os estudantes. A grande novidade para 2024 é o lançamento do Sesi Connection versão 2.0. “Todos os alunos, desde a educação infantil até o ensino médio, que terá a implementação gradativa, desfrutarão de cinco aulas de inglês por semana. Essa mudança exigiu uma busca por materiais compatíveis, levando o Departamento Regional do Sesi a realizar um edital nacional, atraindo cinco gigantes da educação”, destaca o coordenador de Educação do Sesi MT, Murilo Junior.
De acordo com ele, a empresa vencedora é reconhecida como a melhor do país em programas de Língua Inglesa e trará não apenas aulas do idioma aprimoradas, mas uma revolução nas abordagens educacionais.
Durante o encontro na unidade de Cuiabá, os estudantes promoveram apresentações artísticas em inglês, como cantata natalina e Sonata das Mãos e músicas.
Maior imersão e ampliação curricular
Além das aulas de inglês, a parceria com a International School traz benefícios adicionais, incluindo a integração de educação tecnológica (Robótica+Maker) nas aulas de inglês. Disciplinas como ciências, geografia, história, artes e matemática serão ministradas em inglês, utilizando a metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning). “Mantendo o compromisso com a excelência, o Sesi continuará a subsidiar a Certificação Internacional da TOEIC Bridge, preparando os alunos para desafios globais”, lembra Murilo.
A experiência proporcionada pelo Sesi Connection foi aprovada por Aline Matos, estudante do 7º ano em Várzea Grande. Ela destaca a singularidade da abordagem, mencionando que "ajuda a evoluir no inglês, entender mais como as pessoas de outros países que falam o idioma, conversam e você pode evoluir dessa forma". Aline reconhece o valor prático do inglês no cotidiano e no mercado de trabalho, considerando a metodologia da escola é uma aplicação excelente para essa jornada linguística. Animada para o próximo ano, ela espera ampliar ainda mais suas habilidades no idioma.
Tatiane Almeida, mãe de um estudante beneficiado pelo programa, expressou encantamento com o material e a metodologia apresentados. "Nossos filhos vão ter a oportunidade de ter cinco aulas por semana e tenho certeza de que isso vai agregar muito no processo de ensino e aprendizagem dela. O Sesi sempre inovando, parabéns mais uma vez." Tatiane reconhece o compromisso constante do Sesi com a inovação, destacando a confiança na contribuição significativa do programa para o desenvolvimento educacional dos jovens estudantes.
Para o gerente de Educação do Sesi MT, Fernando Pereira, o Sesi Connection 2.0 representa uma evolução notável, focando em imersão linguística, prática intensiva, integração de tecnologia e uma abordagem humanizada.
“A transição para a nova versão é uma resposta às crescentes demandas por proficiência em inglês e habilidades tecnológicas, garantindo que os estudantes estejam prontos para os desafios do século XXI”, avalia o gestor, ressaltando que os alunos aprimorarão suas habilidades em inglês e se beneficiarão de uma educação interdisciplinar e tecnológica, preparando-os para um mundo globalizado.
Texto: Viviane Saggin