Escola e PM: alunos recebem diploma de conclusão do Proerd
Os alunos do 5º ano e do 7º ano do Sesi Escola de Várzea Grande receberam o diploma de conclusão do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) nesta terça-feira (28) em uma solenidade realizada na unidade. O evento reuniu mais de 300 pessoas - entre estudantes, professores e familiares -, teve apresentação da Orquestra Sesi e muitas quebras de protocolo, que trouxeram descontração e alegria aos participantes.
A festa começou por volta das 19h com a formação da mesa de autoridades, que tinham os gestores do Sesi e também representantes da Polícia Militar (PM), responsáveis pelo projeto. Diante de um corredor cercado pelos familiares, as crianças entraram no salão, guiada pelos professores. Todos estavam uniformizados e se posicionaram na lateral esquerda, seguindo as orientações feitas no ensaio pelos policiais e professores do Proerd.
Os militares Romoaldo e Rodrigues, que estiveram com os alunos durante as atividades, acolheram e foram acolhidos pela comunidade escolar. Eles deram o tom da cerimônia que começou com a premiação das melhores redações desenvolvidas pelos alunos ao final do curso. No material, eles foram desafiados a construir uma dissertação com o que aprenderam nos 10 encontros.
Um texto de cada turma foi selecionado e a melhor redação de todas teve a oportunidade de ser lida para os pais. A vencedora da competição foi Maria Fernanda de Almeida Vieira, do 5º ano.
Recebida por uma salva de palmas, a menina pegou o papel e começou a ler sobre o processo de aprendizagem. Ela falou sobre como as drogas comprometem o seu organismo, seus relacionamentos e vida profissional. Descreveu ainda os passos que devem ser tomados quando alguém oferece drogas. O primeiro deles é recusar, depois se posicionar e explicar. Em seguida, abster-se e livrar-se.
O Proerd é um programa que visa orientar e preparar as crianças para tomarem decisões responsáveis e não serem vítimas das drogas. Nas atividades, os alunos são convidados a discutir sobre o consumo de drogas lícitas e ilícitas, bem como danos que essas substâncias trazem à saúde. Eles também desenvolvem estratégias para agir quando forem abordados por usuários ou traficantes.
O sargento da PM Romoaldo explica que o Proerd é desenvolvido pela Polícia Militar, que convoca os pais e a escola, na missão de proteger as crianças e adolescentes das drogas. A metodologia de trabalho é estadunidense, porém foi adaptada para a realidade brasileira. “Os policiais que atuam dentro da escola são capacitados em pedagogia e psicologia para o trabalho em ambiente educacional. Então, somos preparados para lidar com o público, com a metodologia e também as perguntas que possam surgir ao longo do processo”, argumentou.
A aluna Maísa da Silva Xavier, 12 anos, 7º ano B, conta que adorou o projeto e acha importante discutir sobre o assunto. Ela relata que muitas coisas faladas durante as aulas eram novidade. Por exemplo, a aluna não sabia dos riscos do consumo excessivo de energéticos para o coração. “Um ponto que me chocou foram os danos à saúde e ao coração causados pelo consumo de drogas. Eu também gostei de poder responder as coisas conforme o meu pensamento e tirar minhas dúvidas com o policial. Porque as atividades apresentavam situações e nós devíamos responder como reagiríamos”, explicou.
Mais atrações
Após a entrega das premiações das melhores redações, houve a apresentação da orquestra Sesi, que trouxe um repertório bem animado, que foi acompanhado com palmas, movimentos de braços e até leves movimentos de corpo dos participantes.
Logo em seguida, a coordenadora do Sesi Escola Várzea Grande, Pollyanna Monteiro, falou sobre as mudanças que já foram perceptíveis no ambiente escolar depois do Proerd. “Nós percebemos que eles passaram a apresentar demandas de forma mais madura. Eles conseguem explicar com clareza como gostariam que agíssemos por ele e para eles, aplicando na prática a metodologia para se tomar decisões seguras e responsáveis”, afirmou.
A coordenadora regional de Educação do Sesi, Luciana Lima, disse que o trabalho do Proerd não acaba com a formatura, continuando em casa e na escola. “Enquanto a escola tem um papel importante na construção dos planos de vida da criança e dos adolescentes, os pais têm a função de mantê-los no caminho. Pais são pais independente da idade dos filhos. Eles precisam acompanhar as escolhas dos filhos e muitas vezes reencaminhá-los para a rota correta”, disse.
A gerente do Sesi Escola em Várzea Grande, Luciana Brandão, agradeceu a parceria com a Polícia Militar. Ela relatou que o relacionamento entre as instituições foi fortalecido durante uma crise que afligiu toda a educação do país, o terror dos ataques em ambiente escolar. E desde então, fica cada dia mais firme.
Texto: Caroline Rodrigues